Crédito: Melito.
Em 2024, o Festival de Felicidade, realizado em paralelo ao Congresso Internacional de Felicidade, ampliou seu impacto com uma iniciativa social inédita. Pela primeira vez, o evento foi levado a escolas públicas de Curitiba, beneficiando mais de 2 mil alunos e educadores com atividades voltadas para arte, cultura e bem-estar.
“Levar o Festival de Felicidade para a comunidade escolar, onde esse conhecimento é tão importante, promove a reflexão, o florescimento pessoal e a elevação de consciência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais pacífica e feliz”, ressalta Gustavo Arns, idealizador do evento.
Ao todo, seis escolas participaram da ação, que incluiu apresentações de música, teatro e dança, além de práticas integrativas como yoga e meditação, proporcionando experiências transformadoras para os estudantes e professores.
Felicidade como tema na educação
Para Sabrina Racioppe, diretora da Escola Estadual Zilda Arns Neumann, a iniciativa trouxe uma nova perspectiva para o ambiente escolar:
“Falar sobre felicidade pode parecer abstrato. Muitas vezes, abordamos esse tema sem perceber. Mas trazer essa reflexão para o dia a dia da escola, parar para pensar e dialogar sobre isso, foi muito interessante. Tenho certeza de que esse aprendizado terá um impacto significativo no trabalho dos professores com os alunos.”
O projeto tem como objetivo transformar a vivência escolar em uma experiência mais acolhedora e enriquecedora emocionalmente. Segundo Gustavo Arns, a felicidade não é apenas um conceito subjetivo, mas sim uma prática coletiva que pode ser incentivada por meio de pequenas ações diárias.
“Queremos levar a mensagem de que a felicidade é um direito de todos, inclusive das crianças que enfrentam desafios diários. Nosso objetivo é oferecer ferramentas para que elas possam sonhar, criar e se conectar com suas potencialidades”, destaca Arns.
O Festival de Felicidade esteve presente em seis escolas entre novembro de 2024 e janeiro de 2025: as escolas municipais Sidônio Muralha, Issa Nacli, Nansyr Cecato, Bela Vista do Paraíso e Metry Bacila, além da Escola Estadual Zilda Arns Neumann.
(Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa)