Versão cômica de Édipo Rei retorna à Ipanema em outubro, após primeira temporada de sucesso
Foto Pedro Nicoll
Depois do sucesso da temporada de estreia, em agosto, a comédia “Édipo De Novo?” volta aos palcos do Teatro Cândido Mendes, em Ipanema (RJ), de 12 até 26 de outubro, com sessões aos domingos às 20h, e um apresentação extra no dia 25, sábado, às 20h. Escrita em 427 a.C., por Sófocles, a peça, habitual no circuito teatral de qualquer lugar do mundo, mostra que, mesmo depois de mais dois mil anos, ainda tem relevância, devido a genialidade do dramaturgo grego.
A peça repassa a história desde a tenra idade de Laio, pai do personagem principal, quando teve um caso proibido com o jovem Crísipo – resultando na praga que recai em Édipo – até a derrocada do personagem título, quando é expulso de Tebas, recebendo o auxílio de sua filha Antígona. Todo o elenco, formado por Aline Cruz, Fabio Làura, Felipe Pêpe e Laurent Janod, é narrador e personagem deste enredo, contado de uma forma que alterne uma linguagem mais moderna e o texto clássico de Sófocles, que tem adaptação e direção de Thiago Bomilcar Braga.
“Além de “Édipo” ser um clássico muito conhecido, sempre presente no circuito teatral, a história traz uma diversidade de acontecimentos que mantem o interesse do público e proporciona brincar com o gênero e todas as peculiaridades da trama”, conta o diretor.

SINOPSE: “Édipo De Novo?” se utiliza da farsa para contar a clássica história grega, mas se inspira nas sátiras e críticas do teatro de revista, no deboche afiado do teatro besteirol carioca, na interpretação exagerada dos melodramas latinos e na agilidade e improviso dos grupos mambembes. Para quem nunca entendeu essa história porque acha que estão falando grego ou que é tudo complexo demais, este é o tipo de espetáculo que aproxima o público das grandes obras, mostrando que o drama humano também pode ser visto com um sorriso no rosto.
A peça não segue a cartilha trágica, mas se mantém fiel a toda a história, com seus grandes dramas, mistérios, misticismo, maldições, traições, iras, brigas, rivalidades, seres mitológicos e uma das maiores reviravoltas de todos os tempos. Deve ser acessada, relida e, se possível, bem compreendida.
“A montagem surgiu como o resultado bem sucedido de um espetáculo que fizemos a partir de um processo de estudo, em 2022. Criar humor em cima da mais clássica tragédia grega deixou a história de Sófocles mais palatável e acessível para quem nunca tinha assistido”, ressalta Thiago
Usando do teatro de improviso, a história do mito grego é contada com uma linguagem acessível e sempre com temáticas atuais.
“Toda semana nos reunimos antes do espetáculo para entender o que tem bombando nas redes sociais e noticiários. A partir disso, vemos o que encaixa melhor na história e acrescentamos em forma de piadas, gags ou sátiras”, explica o diretor.
O diretor ainda fala sobre o novo momento do espetáculo e do que o público pode esperar dessa nova temporada carioca.
“Acho que estamos ainda mais afiados, entendendo o que funciona e o que não funciona no espetáculo. Incorporar situações atuais da política nacional nas cenas tem sido um acerto e estaremos ainda mais atentos para criar humor a partir disso”, completa.
Os ingressos para “Édipo De Novo?” estão à venda Clique aqui
Instagram oficial Clique aqui

“ÉDIPO DE NOVO?”
Temporada: De 12 a 26 de outubro
Teatro Cândido Mendes
Endereço: Rua Joana Angélica 63 – Ipanema
Dias: Sábado (25) e Domingos
Horário: 20h
Ingressos: R$ 60 e R$ 30 (meia entrada)
Vendas: Clique aqui
Classificação: 16 anos
Duração: 70min
FICHA TÉCNICA
Texto original: Sófocles
Adaptação e direção: Thiago Bomilcar Braga
Assistente de direção: Fabio Làura
Elenco: Aline Cruz, Fabio Làura, Felipe Pêpe e Laurent Janod
Cenário: Aline Villa
Figurino: Fabio Làura
Iluminação: Alexandre Farias
Trilha sonora: Thiago Bomilcar Braga
Arte: Gabriel Trompowsky
Produção executiva: Amanda Loretti
Idealização: Thiago Bomilcar Braga
Assessoria de imprensa: MercadoCom (Ribamar Filho e João Agner)
Via Assessoria
