Em 1989, dirigentes do Colorado Esporte Clube do Esporte Clube Pinheiros, clubes de Curitiba-PR, decidiram unir forças e assim nasceu o glorioso Paraná Clube. Fruto de união e lutas, no fim da década de 80, o propósito era unir dois times de média força e transformar em um time forte, com intenção de atingir patamares nacionais. E foi justamente o que aconteceu, as cores vermelho, branco e azul, ganharam o título de “Clube dos Anos 2000”.
Com apenas 10 anos da sua fundação, o Paraná Clube era o time de futebol paranaense a ser batido. O tricolor necessitou de apenas três anos para sair da terceira divisão e chegar à elite do futebol nacional, conquistando o título do campeonato brasileiro Série B de 1992. Entre os anos 1990 e 2000, também conquistou seis títulos estaduais, sendo cinco deles consecutivos (1993-1997), e três anos depois, conquistou pela segunda vez o a Série B do campeonato brasileiro (2000).
Em 2003, ficou na décima posição do campeonato brasileiro, com um elenco forte, que lhes renderam a classificação para a Copa Sul-americana de 2004. Em 2005, outra boa colocação no campeonato, fincando em 7º lugar, ganharam outra oportunidade de disputar novamente a Sul-americana em 2006, mas ambas as participações sem sucesso. Em 2006, sagraram-se campeões novamente do Campeonato Paranaense.
No ano de 2007, veio a tão sonhada participação na Copa Libertadores da América, com uma campanha razoável, ficando em segundo lugar na fase de grupos, com 9 pontos, atrás apenas do Flamengo que ficou em primeiro com 16 pontos. No mata-mata, sua participação encerrou nas oitavas de final, sendo eliminado pelo Libertad do Paraguai, perdendo o jogo por 2 a 1 em Curitiba e empatando em 1 a 1 em Assunção. No mesmo ano que veio a glória de participar da Libertadores, veio um balde de água fria, o Paraná foi rebaixado para a Segunda Divisão do campeonato brasileiro, ficando na penúltima posição.
10 anos na série B, o Paraná passou por dificuldades, como exemplo em 2010, lutou para se manter na segunda divisão. Mas não teve a mesma sorte em 2011, que após fazer uma campanha ruim, foi rebaixado a divisão de acesso do campeonato Paranaense, que foi disputada em 2012 e o técnico Ricardinho levou o Paraná para a elite do futebol paranaense novamente.
Em 2013 chegou muito perto de subir para a Série A, ficando na oitava posição, ficando apenas três pontos do tão sonhado acesso, que só veio a acontecer 10 anos depois de ser rebaixado. Em 2017, o tricolor voltou a disputar a Séria A do campeonato Brasileiro. O sonho durou pouco, no mesmo ano, o clube teve apenas 27% de aproveitamento e voltou a Segunda Divisão.
A Partir de 2018, o clube entrou na pior fase da sua história, que percorre até os dias de hoje. Com uma sequência de rebaixamentos, foi rebaixado para a Série C em janeiro de 2021. Em setembro de 2021, o Paraná foi rebaixado para a Série D, marcando o terceiro rebaixamento na competição nacional em apenas cinco temporadas e o segundo em um intervalo de nove meses. Em fevereiro de 20222, foi rebaixado para a Segunda Divisão do campeonato paranaense e em 2023, após uma sequência de empates contra times de menor expressão, foi eliminado da segunda divisão do paranaense pelo Patriotas.
A anos o Paraná vem sofrendo com más administrações, desde o presidente Leonardo de Oliveira e agora com o Rubens Ferreira Silva. Em entrevista ao GE em outubro de 2021 Rubens disse “Não gosto de fazer promessas, mas a gestão tem que ser muito incompetente e ruim para deixar o Paraná numa situação pior do que se encontra.” Aparentemente, o clube infelizmente piorou drasticamente sua situação, com a queda para a para a divisão de acesso do paranaense e sem classificar para a Série D no ano passado, o Tricolor ficou pela primeira vez na história sem calendário nacional.
O Futuro do Paraná Clube é uma incógnita, dentro de campo, o time só volta a atuar em abril ou maio de 2024, quando irá disputar a divisão de acesso, já no cenário nacional, não participará, pelo menos até 2026.
Texto escrito por: Gabriel Smaniotto – Jornalista