A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris 2024, que aconteceu na última sexta feira (26), foi um passeio pelo coração de Paris. Pela primeira vez na história, a abertura dos jogos não aconteceu dentro de uma arena, o que tornou um marco histórico para as Olimpíadas.
Durante a cerimônia, 85 barcos navegaram pelo Rio Sena, levando delegações, autoridades e celebridades da Ponte de Austerlitz até o Trocadero, aos pés da Torre Eiffel.
Mais de 300 mil pessoas ignoraram a chuva e assistiram ao show das embarcações e de cantores pop, aplaudindo os os atletas que carregaram as cores e bandeiras dos 205 países representados nos Jogos.
A delegação brasileira
O campeão olímpico Isaquias Queiroz, da canoagem de velocidade, e a capitã da equipe de rugby sevens, Raquel Kochhann, que venceu um câncer de mama e voltou ao esporte, foram os porta-bandeiras do Brasil.
Os dois lideraram um grupo de 50 atletas de 13 modalidades, representando os 277 brasileiros classificados.
Os atletas brasileiros não ficaram para o grande final da cerimônia no Trocadero. O Comitê Olímpico do Brasil orientou que todos voltassem para a Vila Olímpica assim que desceram do barco, para se abrigarem da chuva e evitarem problemas antes das competições.