Canal Brasil apresenta duas estreias na faixa “É Tudo Verdade” em julho

A faixa cinematográfica “É Tudo Verdade”, do Canal Brasil, exibe uma programação especial ao longo do mês de julho, trazendo cinco documentários nacionais em sua grade. As exibições acontecem sempre às quartas-feiras, às 20h. O principal destaque do mês fica por conta de duas novidades na emissora: a estreia de “Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás” e a exibição do longa-metragem inédito “Do Outro Lado do Pavilhão”.

A seleção mensal é completada pelos títulos “Belchior – Apenas um Coração Selvagem”, “Incompatível com a Vida” e “Amazônia, a Nova Minamata?”. As produções abordam temas que vão desde biografias musicais e questões de direitos humanos até denúncias socioambientais.

Cronograma completo de exibições

A programação foi distribuída ao longo das cinco quartas-feiras do mês, seguindo a ordem abaixo:

  • 01/07 – “Belchior – Apenas um Coração Selvagem” (2022 | 92’): Dirigido por Camilo Cavalcanti e Natália Dias, o longa funciona como um autorretrato do cantor e compositor cearense, resgatando seu pensamento artístico e trajetória por meio de canções, poemas e reflexões. O ator Silvero Pereira participa do projeto narrando letras e poemas do músico. (Classificação: Livre)

  • 08/07 – “Atlântico Negro – Na Rota dos Orixás” (1998 | 54’) – Estreia: Com direção de Renato Barbieri, a obra investiga as origens africanas na formação da cultura e da religiosidade brasileira. O documentário reúne depoimentos de historiadores, sacerdotes e antropólogos de ambos os lados do oceano para mapear as afinidades culturais e combater apagamentos históricos. (Classificação: 10 anos)

  • 15/07 – “Incompatível com a Vida” (2023 | 95’): Dirigido por Eliza Capai, o filme parte do registro pessoal de uma gravidez frustrada após o diagnóstico de uma malformação fetal. A diretora entrevista outras mulheres em situações correlatas para debater o luto perinatal e os entraves sociais e legais no acesso ao aborto previsto por lei no Brasil. (Classificação: 14 anos)

  • 22/07 – “Amazônia, a Nova Minamata?” (2025 | 77’): Sob a direção de Jorge Bodanzky, o longa retrata a resistência do povo indígena Munduruku contra o avanço do garimpo ilegal de ouro em seu território ancestral, alertando para os riscos da contaminação por mercúrio na região amazônica. (Classificação: 10 anos)

  • 29/07 – “Do Outro Lado do Pavilhão” (2025 | 72’) – Inédito: Dirigido por Emilia Silveira, o documentário joga luz sobre o encarceramento feminino no país por meio da história de Érica e Núbia. As duas mulheres se conheceram no sistema prisional e mantiveram o vínculo após conquistarem a liberdade condicional, relatando abusos, superlotação e a perda da identidade de gênero dentro do ambiente penal. (Classificação: 12 anos)

Via Assessoria de Imprensa

About The Author

Mais do mesmo autor

“MasterChef Brasil” recebe os chefs Dayse Paparoto e Adriano Kanashiro no sexto episódio da temporada

CAIXA Cultural Curitiba recebe exposição “Nise da Silveira, A Revolução pelo Afeto” em julho