Foto: Divulgação Conmebol
Repórter: Gabriel Smaniotto
O Botafogo é o grande campeão da Copa Libertadores 2024! O título conquistado de forma inédita coroa a grande atuação do clube na competição. Uma final que começou com o pé esquerdo, o glorioso fez 3×1 em cima do Atlético-MG, no estádio Monumental de Nuñes, na Argentina.
Aos 29 segundos do primeiro tempo, Gregore, jogador do Botafogo, foi expulso após dura entrada no jogador do Galo, Fausto Vera. Mas isso não abalou os jogadores do Botafogo e muito menos motivou os jogadores do Atlético. O clube carioca, demonstrou uma postura física, mental e tática muito bem organizada, enquanto o time mineiro não mostrou efetividade nas poucas chances criadas.
Aos 34 minutos do primeiro tempo, Luiz Henrique abre o placar para o Botafogo. Anda no primeiro tempo, o jovem sofre um pênalti, Alex Telles, amplia o placar. Com um jogador a menos, o glorioso desce para o vestiário com dois gols de vantagem. Por outro lado, o Galo voltou para o segundo tempo com outra postura.
Aos dois minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Eduardo Vargas tira o zero placar para o Atlético-MG. O argentino acertou um belo cabeceio, sem tirar os pés do chão, o que colocou o clube de minas no jogo novamente. Após substituições, o Atlético melhorou, a entrada do experiente Mariano deu um novo fôlego ao time, mas não foi o suficiente. Vargas teve duas chances no fim do jogo para empatar, mas não aproveitou as oportunidades.
Antes do apito final, o artilheiro da competição, Jr. Santos, aproveitou o vacilo da zaga e fez o gol que garantiu o título inédito de campeão da Copa Libertadores da América para o Botafogo de Futebol e Regatas. Com a conquista, o clube carioca trouxe na bagagem da Argentina, o cheque de US$ 33 milhões, aproximadamente R$193 milhões.
Torcida do Cruzeiro balança as arquibancadas na final da Copa Sul-americana 2024