Oscar 2026: Academia Brasileira de Cinema abre inscrições para filmes que vão concorrer a uma vaga na premiação

A Academia Brasileira de Cinema abriu nesta segunda-feira, 21 de julho, o período de inscrições para os filmes que irão disputar a vaga de representante do Brasil na categoria de Melhor Longa-Metragem Internacional na 98ª edição do Oscar®, cuja cerimônia está marcada para 15 de março de 2026. A entidade é a única responsável pela seleção do título brasileiro que buscará uma indicação ao prêmio concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. As inscrições seguem abertas até 10 de agosto, por meio do site oficial da instituição.

A seleção será conduzida por uma comissão formada por 15 membros titulares e cinco suplentes. O grupo se reunirá em duas ocasiões: no dia 8 de setembro, para a definição de uma pré-lista com seis títulos, e no dia 15 do mesmo mês, quando será anunciado o filme escolhido para representar o Brasil na disputa.

Estão aptas a participar da seleção as produções que estrearam em salas de cinema no período entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025, com exibição comercial mínima de sete dias consecutivos em cinemas com fins lucrativos, em benefício do produtor e do exibidor da obra.

Entre os documentos exigidos no processo de inscrição estão o Certificado de Produto Brasileiro (CPB), emitido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), além de comprovantes da exibição comercial, sinopse, ficha técnica, trailer, cartaz, pressbook e fotos do longa. Os filmes concorrentes não podem ter sido veiculados em televisão aberta ou fechada, nem em plataformas de streaming (OTT), antes de sua estreia oficial nas salas de cinema.

No caso de produções cujos responsáveis não sejam associados à Academia Brasileira de Cinema, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 1.000,00.

Via Assessoria de Imprensa

About The Author