O Folhetim Cultural é uma empresa jornalística que surge em 2023 com o intuito de fomentar o grande público para consumir artes culturais, assim como mantê-lo informado sobre os principais fatos noticiosos das áreas.
Fundado por Igor Horbach e Gaby Lara, jornalistas apaixonados pela cultura e as artes, não mediram esforços para transformar o jornalismo cultural em uma grande potência comunicacional.
Atualmente conta com uma equipe de 13 profissionais entre jornalistas, analistas de comunicação, analistas financeiros e assessores jurídicos, atuando em três praças diferentes: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.
Um nome com significado poderoso
Este nome nasce do desejo de resgatar a essência das histórias que nos conectam, assim como os antigos folhetins que chegavam ao público em capítulos, despertando curiosidade, emoção e debate. Trazemos essa mesma alma para o jornalismo cultural: contamos o que pulsa nos palcos, nas telas, nas páginas e nos campos com continuidade, sensibilidade e presença. Cada matéria é um capítulo vivo da cultura que nos forma e transforma.
A Marca
Missão: Gerar informação Cultural de relevância para o público em geral.
Visão: Se tornar referência de comunicação das áreas culturais do país.
Valores:
- Respeito as pessoas
- Integridade
- Excelência
- Responsabilidade
- Ética jornalística
Linha editorial: A linha editorial do Folhetim Cultural é pautada pela valorização da arte, da cultura e da informação como ferramentas de transformação social. Com uma abordagem acessível, crítica e plural, cobrimos temas que atravessam o cinema, o teatro, a música, a literatura, os esportes e o jornalismo digital, sempre com compromisso com a diversidade, a ética e a relevância do conteúdo. Nosso objetivo é informar, inspirar e aproximar o público das expressões culturais que movimentam o mundo.
Política Editorial: O Folhetim Cultural busca trazer informações culturais e de entretenimento de forma cativante para se destacar nas mídias e no meio online, fidelizando o leitor, tornando-se uma referencia em comunicação cultural da cidade. Os conteúdos devem ser de forma objetiva, direta e rápida, otimizando o tempo do leitor.
Diferenciais:
- Curadoria qualificada: Conteúdo produzido por jornalistas, escritores e artistas com olhar crítico e sensível.
- Atuação multiplataforma: Presença ativa em diferentes canais de consumo de conteúdos.
- Público segmentado: Audiência fiel, interessada em cultura, entretenimento e informação de qualidade.
- Cobertura especializada: Cinema, música, teatro, literatura e esportes com linguagem acessível e envolvente.
- Credibilidade editorial: Jornalismo independente, ético e comprometido com a diversidade.
- Engajamento real: Diálogo constante com o público por meio de quadros fixos, bastidores e conteúdos criativos.
Canais
O Folhetim Cultural é um dos poucos veículos culturais multicanal, conectando leitores do site web até o Tik Tok e Spotify! Já somamos mais de 4 milhões de impressões, de acordo com dados consolidados do Google.
Folhetim Play
O canal no Youtube e Spotify do Folhetim Cultural é mais do que um canal, é uma marca. O Folhetim Play chega para transformar a experiência cultural e levar as artes para dentro de cada brasileiro. Porque não basta assistir ao espetáculo ou o filme, é preciso saber os bastidores, descobrir os segredos e refletir sobre as características de cada obra. A grade de programação para 2026 está repleta de novidades.
Saiba mais sobre o sonho Folhetim:
