“O Outro Lado das Redes”: faltou ritmo, faltou direção, faltou David Fincher

Tempo de Leitura 3 minutos

Desde que foi anunciada a continuação de “A Rede Social” – um dos melhores filmes do século XXI –, era inevitável a desconfiança em relação ao longa. Ao mesmo tempo, criou-se uma expectativa com o retorno de Aaron Sorkin ao roteiro, ao lado do diretor de fotografia Jeff Cronenweth. E, é claro, com grandes estrelas integrando o elenco, como Jeremy Allen White – da premiada série “The Bear” –, Mikey Madison – vencedora do Oscar de Melhor Atriz por “Anora” – e Jeremy Strong – da aclamada série “Succession”.

As expectativas poderiam ter sido reduzidas. Contudo, durante o marketing do filme, muito se associou a produção a uma continuação direta do primeiro longa, desde a criação de pôsteres com a mesma identidade visual até o uso da música de Trent Reznor e Atticus Ross, que, estranhamente, não retornam para a sequência. Mas não foram apenas eles! O mais importante foi a ausência de David Fincher na direção, deixando tudo nas mãos do próprio roteirista.

O cenário para a adaptação? O grande depoimento de Mark Zuckerberg no Senado americano, em 2022, por conta do algoritmo malicioso que o antigo Facebook, agora Meta, utilizava – e ainda utiliza – para manter seus usuários por mais tempo na plataforma. Não só isso, mas também os bastidores dessa investigação, fotografias de documentos secretos, informantes e uma verdadeira trama de espionagem.

A referência aqui é bem clara: “Todos os Homens do Presidente”, de Alan J. Pakula. Uma investigação jornalística em meio ao escândalo de Watergate. Contudo, o filme de Pakula se sobressai em todos os aspectos – não é à toa que é um clássico do cinema –, mas o principal deles é a construção dos personagens, acompanhada da química que conduz a narrativa.

Sorkin, como roteirista, tem um vício extremamente irritante: criar personagens extremamente geniais. Porém, quando mal utilizados, eles acabam se tornando insuportáveis pela excentricidade de cada um. Em “A Rede Social”, tudo está equilibrado até o fim da trama. Aqui, chega a ser antipático, exagerado, cafona e clichê. Tudo isso é acentuado pelos diálogos cheios de referências, que dão voltas e voltas sem chegar a resolução alguma.

O que Jeff Horowitz (Jeremy Allen White) e Frances Haugen (Mikey Madison) poderiam ter de Bob Woodward e Carl Bernstein, de “Todos os Homens do Presidente”, seria a genialidade, a empatia e até o charme, corroborados pela excitação de um acontecimento a ser noticiado. A busca do furo de reportagem. Infelizmente, cansamo-nos a cada fim de diálogo, e o que queremos é que cada um desses personagens exploda na tela. Ah, não só eles, mas também todo o elenco de apoio, principalmente no prólogo, com uma cena extremamente exagerada e previsível.

Para além da escrita, que costuma ser o principal alvo quando olhamos para uma história, há, para mim, outro ponto fundamental: a direção cinematográfica de Aaron Sorkin. E quem diria? Como pode ser um filme tão regrado e preso ao modelo mais básico? Plano e contraplano, planos abertos e fechados, e só. Soma-se a isso a decepcionante fotografia de Jeff Cronenweth, que nem parece ser o mesmo profissional que colaborou no longa anterior e em tantos outros, como “Clube da Luta” e “Garota Exemplar”. Um filme no estilo papai e mamãe, só que sem tesão e prestes a se divorciar, de tão previsível que se tornou. Sorkin até parece sentir medo do próprio texto ao apostar em uma narrativa não linear (misturando passado e presente) e, preocupado com o espectador, cria um design de linha do tempo com cara de PowerPoint.

Claro que, apesar de o filme ser horrível, sua mensagem é muito importante e necessária nos tempos atuais:

Estamos em 2026, no período pós-eleitoral no Brasil, e muito se falou sobre o engajamento nas redes sociais, especialmente em conteúdos que privilegiam a pseudodireita, apelidada de bolsonarismo. Conteúdos agressivos, que claramente ferem os direitos humanos, parecem atingir mais pessoas, unindo-as e, de certa forma, fazendo com que suas vozes sejam mais ouvidas do que outras. Isso se manifesta tanto nos ataques quanto na disseminação de fake news.

Pouco mudou desde o que foi exposto em 2021 e 2022, cenário que originou esse filme. Inclusive, no dia 21 de outubro de 2026, a ONU alertou sobre o desequilíbrio digital nas eleições brasileiras em relação à empresa Meta. O caso apresentado no longa é interessante: por meio desse circo digital e de um público fiel ao scroll, tornou-se necessário produzir conteúdos extremos. Isso prende. E, por acaso, também forma.

É quase como o processo de tortura psicológica de “Laranja Mecânica”, só que, dessa vez, não sabemos que estamos sendo induzidos a pensar de determinada maneira. Fazendo essa analogia, o antigo Facebook provavelmente foi responsável por alimentar – e não criar, pois foi apenas um dos fatores! – o antipetismo, a narrativa da “esquerdalha maldita” e o famoso terror da Lei Rouanet, com artistas “mamando na teta do governo”.

Esse longa é importante, principalmente por ser um projeto blockbuster, com grandes estrelas de Hollywood, um enorme ímã de público e a proposta de expor um fato sob a forma de entretenimento.

Contudo, faltou ritmo, faltou condução, faltou trilha sonora, faltou alguém para mediar o que deveria ser retirado do roteiro e como deveria ser filmado. Faltou… David Fincher.

Assista ao trailer

About The Author

Mais do mesmo autor

Audi Curitiba recebe festa de Halloween da Escola de Música 180bpm neste sábado (31)

Com ingressos a R$ 25, “Marrom, o Musical”, dirigido por Miguel Falabella, chega a Curitiba neste fim de semana