11 de setembro de 2001, um dia que entraria para a história como um dos eventos mais trágicos e impactantes do século 21. O atentado terrorista causado pelo grupo Al Qaeda ceifou a vida de quase 3000 pessoas e deixou mais 6000 feridos, quando sequestradores fizeram 4 aviões colidirem em locais importantes como as Torre Gêmeas do World Trade Center e o Pentágono. Este é um evento cujas consequências e ramificações impactaram profundamente os anos 2000 e boa parte da década de 2010, em termos geopolíticos, sociais e culturais, e seus efeitos podem ser sentidos até hoje.
Em 2024, serão completados 23 anos desde o atentado terrorista, com uma série de produções audiovisuais cobrindo de forma extensa os eventos da tragédia. Separamos uma lista com algumas destas obras para você que busca conhecer mais sobre os eventos.
Fahrenheit 11 de setembro (2004)
Sendo uma das primeiras obras a abordar a temática, o diretor Michael Moore aborda neste documentário como o governo do então presidente, George Bush, atuou durante o momento dos ataques e de como o atentado foi usado de justificativa para a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque e Afeganistão, a chamada “Guerra ao Terror” que marcou os anos 2000.
Voo United 93 (2006)
Baseado na história real do voo 93 da United Airlines, este filme estrelado por Trish Gates, Gary Commock e David Alan Basche retrata os eventos do quarto avião envolvido no ataque terrorista, no qual os passageiros conseguiram revidar contra os sequestradores e impediram o avião de colidir com o alvo.
A Hora Mais Escura (2012)
Dirigido por Kathryn Bigelow, este elogiado longa-metragem indicado a 5 Oscars, narra a caçada de Osama Bin Laden, líder do grupo terrorista Al Qaeda. No filme, acompanhamos Maya (Jessica Chastain), uma agente da CIA responsável por interrogar membros capturados para tentar desvendar a localização do esconderijo de Bin Laden. O roteiro do longa teve que passar por revisões durante sua produção, já que o líder terrorista foi encontrado e executado em 2011.
O Relatório (2019)
Estrelado por Adam Driver, em O Relatório, acompanhamos a jornada do agente Daniel J. Jones que realiza uma extensa investigação de documentos e fitas de interrogatórios da CIA, descobrindo segredos assustadores sobre as medidas tomadas pela agência e se deveria ir a público com as informações contidas nos relatórios.
À Sombra das Torres: O 11 de Setembro em Stuyvesant (2020)
Produzido pela HBO, neste documentário o foco é retratar os eventos do 11 de setembro por meio da perspectiva e relatos dos ex-alunos da escola Stuyvesant, localizada a poucas quadras do World Trade Center. Agora adultos, os antigos estudantes recobram o que deveria ser apenas um dia comum de aula que foi transformado pela tragédia e como isso impactou suas vidas.
Quanto Vale? (2021)
Estrelado por Michael Keaton, Quanto Vale? é um filme produzido pela Netflix baseado em fatos reais. Na trama, acompanhamos o advogado Ken Feinberg, profissional que recebeu a delicada tarefa de determinar quanto cada família irá receber em indenização após terem perdido um ente querido durante os ataques do 11 de setembro.
Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror (2021)
Também desenvolvida pela Netflix, Ponto de Virada: 11/9 e a Guerra ao Terror se trata de uma série documental que detalha de forma bem aprofundada a origem do grupo Al Qaeda nos anos 80, todos os eventos que levaram até o ataque às Torres Gêmeas, as consequências imediatas após o ataque, a caçada à Osama Bin Laden e a Guerra ao Terror no Oriente Médio.
11 de setembro: Um dia dos EUA (2021)
E fechando nossa lista com o documentário 11 de setembro: Um dia dos EUA, produzido pela National Geographic que reconta os eventos da tragédia minuto a minuto desde o primeiro avião atingindo o World Trade Center até os resgates. O documentário foi desenvolvido em parceria como o 9/11 Memorial & Museum, já que em 2021, a tragédia completou 20 anos.
(imagem de capa: Jornal da USP)