O singelo e cativante universo de “Magnólia e o Pássaro Falante”

A curitibana Cia Carnivale estreou seu mais novo espetáculo “Magnólia e o Pássaro Falante” nessa sexta-feira (29/03), fazendo parte da programação do Fringe, no 32º Festival de Curitiba. O espetáculo de formas animadas encantou as crianças de todas as idades que prestigiaram a aventura de Magnólia e seu amigo, o Pássaro Falante – além de outros personagens igualmente cativantes, como o Sr. Minhoca e a Nuvem furiosa de tempestade.

Magnólia era uma criança muito criativa, gostava de brincar e imaginar. Certo dia, conhece o Pássaro Falante, o único de sua espécie, e juntos constroem uma bonita amizade. No entanto, com o passar do tempo, Magnólia começa a se dedicar para outras coisas “mais importantes”, e seus compromissos, como o dever de casa, as idas ao shopping com os pais, o cuidado para não sujar a roupa ao brincar, estudar para o vestibular, trabalhar incansavelmente no escritório… faz com que seu amigo de aventuras vá aos poucos… desaparecendo… Mas o Pássaro, persistente, tempos depois, decide procurá-la para tentar recuperar essa antiga amizade.

A história de Magnólia nos cativa de diferentes formas: a sutileza e poesia da dramaturgia e das canções, a técnica utilizada na confecção da maioria dos bonecos e do cenário (amigurumi), as performances dos atores em cena, as luzes, enfim, todo o cuidado e singeleza que o espetáculo nos transmite.

A Cia Carnivale iniciou seus projetos em 2015 e foi fundada pelos artistas Juliana Stival e André Meirelles. Os trabalhos da companhia se voltam à produções de formas animadas além da presença de música ao vivo na maioria de seus espetáculos. O grupo também realiza parcerias com o MPT – Modulado de Pesquisa Teatral, sediado no CEP (Colégio Estadual do Paraná) e coordenado por André Meirelles.

Juliana Stival, dramaturga, compositora e criadora dos bonecos de amigurumi, contou-me que a montagem partiu das interações musicais desde o nascimento de sua filha, Olívia. Incentivada a registrar as canções que improvisava, reuniu um rico material que posteriormente se transformou em dramaturgia, e assim veio ao mundo a linda aventura da menina Magnólia e seu amigo, Pássaro Falante, que com toda certeza, já habitou nos corações de toda a criança que “não disseram não à sua imaginação”.

 

Magnólia e o Pássaro Falante está em cartaz ainda nesse sábado (30) e domingo (31) as 16h, no espaço Kolunderê – Vivência Teatral.

 

Jordana Carvalho Meirelles

 

Koluderê – Vivência Teatral, XV de Novembro, 467, Centro

FICHA TÉCNICA: Companhia: Cia Carnivale | Direção: André Meirelles | Elenco: Amanda Brigano, Lucca Mascarenhas | Texto e Músicas: Juliana Stival | Músico Sonoplasta: Carlos Lopes | Luz: André Meirelles e Lucca Mascarenhas | Produção: Amanda Brigano e Lucca Mascarenhas

About The Author