Série “Abre a Coxia” mergulha nos bastidores inéditos do teatro brasileiro estreia nesta semana

Nesta quarta-feira (28) estreia no canal Arte1 a série documental “Abre a Coxia” que mergulha nos bastidores mais profundos do teatro brasileiro, evidenciando a força, diversidade e resistência da arte brasileira. Em oito episódios, a produção avança em grupos teatrais de diferentes regiões e estéticas, revelando processos criativos, trajetórias, linguagens e a centralidade do palco como uma expressão artística poderosa, política e cultural. 

Liz Reis dirige a série em uma imersão de como a arte do palco transforma a vida da comunidade, exatalndo sua potência criativa em contextos urbanos, periféricos e tradicionais. A produção busca valorizar o teatro como berço de atores.

O episódio de estreia é dedicado a um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil. O Teatro Oficina, mergulhando em uma trajetória com depoimentos de atores, diretores, técnicos e parceiros históricos do grupo que marca a história brasileira.” O Zé Celso faleceu no meio do processo. A gente tinha uma entrevista marcada para quatro dias depois. Isso gerou uma dor de estar vivendo aquilo junto com eles. Mas, dentro desse triste cenário, a gente conseguiu fazer uma bela homenagem”, comenta Reis sobre o episódio de estreia.

Ao longo do processo, a produção enfrentou diversos desafios, entre eles a pandemia de COVID-19, todos impactando diretamente no olhar artístico do documentário. “Eu sou atriz e já tinha participado de alguns desses espetáculos. Eu sei muito sobre essa coxia de cada teatro, da luta de cada teatro. Tentei ressaltar o momento que cada um estava vivendo, financeiro, de experimentação ou de criação”

A série estreia no canal Arte1 na quarta-feira (28) às 20h30, com um episódio inédito semanal. 

Via Assessoria de Imprensa

About The Author

Mais do mesmo autor

Alba Flores, atriz de “La Casa de Papel” denuncia racismo na Espanha

Alameda Teatral promove duas oficinas de montagem no início de 2026