A Mostra de Cinema “Do Coração do Brasil” traz seleção de produções realizadas nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal e ocorre do dia 05 a 17 de março. Realizado pelo produtor e diretor Marco Antônio Bonatelli e com curadoria do cineasta indígena Takumã Kuikuro e do produtor João Gabriel Pelosi. Além da exibição dos filmes, haverá palestras, bate papos e sessões especiais na programação do evento. As produções nos trazem muita diversidade e regionalidade. A programação reúne filmes indígenas e indigenistas, curtas e longa metragens, documentários, abordagens experimentais, sempre sob o olhar poético da cultura da região. A proposta é trazer obras de estilo e poéticas diversas para o publico carioca que nem sempre tem a oportunidade de conhecer o que é produzido na região, “culturalmente vasto, plural e cheio de questões com potencia de mobilizar debates no cenário nacional do audiovisual, tanto no fazer, quanto no pensar cinema, todo território que compõe a extensão do Centro-Oeste não é sequer lembrado na curadoria de mostras e festivais pelo Brasil na maior parte das vezes”, Marco Bonatelli.
Entre as produções indígenas, por exemplo, está o documentário de 2021, “Abdzè Wede’õ – o vírus tem cura?”, de Divino Teserewahú, que revela o impacto do Corona vírus entre a população indígena da aldeia de Sangradouro, ao Leste de Mato Grosso, e a luta dos nativos para sobreviver à pandemia.
A programação de “Do Coração do Brasil” também oferece atividades especiais como sessões inclusivas voltadas para pessoas com deficiências e com espectro autista.
A Mostra de Cinema do coração do Brasil, está em exibição na Caixa Cultural, Unidade Passeio, na Rua do Passeio, 38 no Centro do Rio. Com entrada a preço popular de R$ 5,00(inteira).
Toda programação com horários e dias das exibições, estão no link.