Starship da SpaceX: Uma avaliação trilionária e missões futuras

Foto: Space

A nave espacial Starship, da empresa SpaceX de Elon Musk, poderá ser avaliada em cerca de US$ 2,5 trilhões (€ 2,1 trilhões) até o final da década, de acordo com um relatório da ARK Investment Management. A projeção foi divulgada após o décimo voo de teste da Starship, realizado em 26 de agosto.

Projetada para um dia transportar cargas e humanos para a órbita terrestre e além, a nave realizou nesta missão um pouso suave no Oceano Índico carregando apenas cargas fictícias. Pela primeira vez, o foguete lançou oito simuladores de satélites Starlink de última geração (versão 3). Durante a reentrada na atmosfera, submetido a um estresse intencional, o veículo coletou dados cruciais sobre sua estrutura e blindagem térmica antes de cair no oceano.

A ARK vinculou sua avaliação otimista aos planos revelados por Elon Musk após o lançamento, que incluem o desenvolvimento da Starship V4. Tais avanços colocariam a SpaceX no caminho para atingir a comercialização e a reutilização do veículo até 2027. A gestora ainda destacou a importância do desempenho dos satélites Starlink V3 para seu modelo de valuation, medido em largura de banda por quilograma (Gbps/kg), um dado considerado extremamente sensível. “A ARK monitorará esse desempenho cuidadosamente”, afirmou, observando que a massa final do satélite ainda é desconhecida.

About The Author

Mais do mesmo autor

Angela Ro Ro: Ícone da Música Brasileira e Pioneira na Representatividade

Icônica banda curitibana BLINDAGEM celebra 50 anos com show no Teatro Guaíra