Em 11 de janeiro de 1985, o Rock in Rio abria seus portões pela primeira vez, dando início a um evento que revolucionaria a música e o entretenimento no Brasil. Agora, quatro décadas depois, no dia exato de seu 40º aniversário, um espetáculo inédito de teatro musical estreia para celebrar o legado do maior festival de música e entretenimento do mundo e de seu criador, Roberto Medina.
Concebido por Charles Möeller e Claudio Botelho, com trilha sonora e supervisão musical de Zé Ricardo, Rock in Rio 40 anos – O Musical chega à Cidade das Artes como uma superprodução. O elenco reúne 30 atores e uma banda de nove músicos conduzidos pelo maestro Marcelo Castro. O espetáculo é patrocinado pela Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“São inúmeras histórias que marcaram as vidas de milhões de fãs. Traduzir isso em um musical no estilo Broadway é emocionante, especialmente em uma produção inteiramente brasileira e liderada por talentos como Charles e Claudio. Revisitar esse legado, especialmente no dia exato dos 40 anos, será um momento inesquecível”, declarou Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa responsável pelo Rock in Rio e The Town.
Nos últimos anos, a parceria entre Medina e a dupla Möeller & Botelho resultou em outros espetáculos, como Uirapuru (2022), The Town, O Musical (2023) e Sonhos, Lama e Rock’n’roll (2024), todos apresentados durante os festivais.
O início de um sonho quase impossível
Rock in Rio 40 anos – O Musical remonta os bastidores dos meses que antecederam a primeira edição do festival, no final de 1984 e início de 1985. Enquanto o Brasil vivia mudanças políticas e sociais, Roberto Medina liderava uma equipe determinada a realizar um festival de proporções inéditas, enfrentando inúmeros desafios, como a falta de patrocínios e o terreno pantanoso em Jacarepaguá onde o evento seria construído.
O foco da história está nos bastidores, homenageando os trabalhadores que tornaram o sonho possível. “Nosso musical não revisita os shows, já amplamente documentados, mas destaca as pessoas que abriram mão de suas vidas para transformar o impossível em realidade”, explicou Charles Möeller, que conduziu uma intensa pesquisa para dar vida ao texto e à trilha sonora.
Uma trilha sonora atemporal
A seleção musical reflete os 40 anos de história do festival. Embora a narrativa se concentre nos anos 1980, o espetáculo apresenta canções de todas as edições do Rock in Rio, com clássicos como Live and Let Die (Guns N’ Roses), We Will Rock You (Queen) e Viva la Vida (Coldplay), além de sucessos brasileiros como Alagados (Paralamas do Sucesso) e A Queda (Gloria Groove).
A trama é narrada por Elizabeth (Bel Kutner), que relembra os desafios do primeiro Rock in Rio em um grande flashback. Jovem e recém-chegada à agência de publicidade de Medina, a personagem (vivida por Malu Rodrigues) é testemunha de uma época crucial na história do entretenimento brasileiro. O elenco conta ainda com André Dias, Gottsha, Bruno Narchi, entre outros.
Celebrando o pioneirismo
Rock in Rio 40 anos – O Musical é o 50º espetáculo da carreira de Charles Möeller e Claudio Botelho, que se consolidaram como ícones do teatro musical brasileiro. “Quando começamos, ninguém acreditava no potencial do teatro musical no Brasil. Hoje, podemos realizar produções com qualidade internacional graças a pioneiros como Roberto Medina, que nos mostraram que o impossível pode virar realidade”, reflete Möeller.
A montagem inclui a emblemática canção Sonho Impossível, do musical O Homem de La Mancha, e a música-tema do Rock in Rio, reafirmando o espírito sonhador que marcou o festival desde sua origem. “Que a vida começasse agora e o mundo fosse nosso outra vez…”.
SERVIÇO
Estreia em 11 de janeiro na Cidade das Artes
Temporada: 11 janeiro a 23 fevereiro 2025
Dias e horários: Quintas e Sextas, às 20h. Sábados e domingos, às 15h e 19h.
Duração: 120 minutos
Classificação indicativa: livre
Ingressos https://bileto.sympla.com.br/event/100618
(Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa)
VEJA TAMBÉM:
Simone Mendes retorna à Portugal com nova turnê em fevereiro