40 anos do Rock in Rio é celebrado em musical que estreia dia 11 de janeiro

Em 11 de janeiro de 1985, o Rock in Rio abria seus portões pela primeira vez, dando início a um evento que revolucionaria a música e o entretenimento no Brasil. Agora, quatro décadas depois, no dia exato de seu 40º aniversário, um espetáculo inédito de teatro musical estreia para celebrar o legado do maior festival de música e entretenimento do mundo e de seu criador, Roberto Medina.

Concebido por Charles Möeller e Claudio Botelho, com trilha sonora e supervisão musical de Zé Ricardo, Rock in Rio 40 anos – O Musical chega à Cidade das Artes como uma superprodução. O elenco reúne 30 atores e uma banda de nove músicos conduzidos pelo maestro Marcelo Castro. O espetáculo é patrocinado pela Ipiranga, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“São inúmeras histórias que marcaram as vidas de milhões de fãs. Traduzir isso em um musical no estilo Broadway é emocionante, especialmente em uma produção inteiramente brasileira e liderada por talentos como Charles e Claudio. Revisitar esse legado, especialmente no dia exato dos 40 anos, será um momento inesquecível”, declarou Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa responsável pelo Rock in Rio e The Town.

Nos últimos anos, a parceria entre Medina e a dupla Möeller & Botelho resultou em outros espetáculos, como Uirapuru (2022), The Town, O Musical (2023) e Sonhos, Lama e Rock’n’roll (2024), todos apresentados durante os festivais.

O início de um sonho quase impossível

Rock in Rio 40 anos – O Musical remonta os bastidores dos meses que antecederam a primeira edição do festival, no final de 1984 e início de 1985. Enquanto o Brasil vivia mudanças políticas e sociais, Roberto Medina liderava uma equipe determinada a realizar um festival de proporções inéditas, enfrentando inúmeros desafios, como a falta de patrocínios e o terreno pantanoso em Jacarepaguá onde o evento seria construído.

O foco da história está nos bastidores, homenageando os trabalhadores que tornaram o sonho possível. “Nosso musical não revisita os shows, já amplamente documentados, mas destaca as pessoas que abriram mão de suas vidas para transformar o impossível em realidade”, explicou Charles Möeller, que conduziu uma intensa pesquisa para dar vida ao texto e à trilha sonora.

Uma trilha sonora atemporal

A seleção musical reflete os 40 anos de história do festival. Embora a narrativa se concentre nos anos 1980, o espetáculo apresenta canções de todas as edições do Rock in Rio, com clássicos como Live and Let Die (Guns N’ Roses), We Will Rock You (Queen) e Viva la Vida (Coldplay), além de sucessos brasileiros como Alagados (Paralamas do Sucesso) e A Queda (Gloria Groove).

A trama é narrada por Elizabeth (Bel Kutner), que relembra os desafios do primeiro Rock in Rio em um grande flashback. Jovem e recém-chegada à agência de publicidade de Medina, a personagem (vivida por Malu Rodrigues) é testemunha de uma época crucial na história do entretenimento brasileiro. O elenco conta ainda com André Dias, Gottsha, Bruno Narchi, entre outros.

Celebrando o pioneirismo

Rock in Rio 40 anos – O Musical é o 50º espetáculo da carreira de Charles Möeller e Claudio Botelho, que se consolidaram como ícones do teatro musical brasileiro. “Quando começamos, ninguém acreditava no potencial do teatro musical no Brasil. Hoje, podemos realizar produções com qualidade internacional graças a pioneiros como Roberto Medina, que nos mostraram que o impossível pode virar realidade”, reflete Möeller.

A montagem inclui a emblemática canção Sonho Impossível, do musical O Homem de La Mancha, e a música-tema do Rock in Rio, reafirmando o espírito sonhador que marcou o festival desde sua origem. “Que a vida começasse agora e o mundo fosse nosso outra vez…”.

SERVIÇO

Estreia em 11 de janeiro na Cidade das Artes

Temporada: 11 janeiro a 23 fevereiro 2025

Dias e horários: Quintas e Sextas, às 20h. Sábados e domingos, às 15h e 19h.

Duração: 120 minutos

Classificação indicativa: livre

Ingressos https://bileto.sympla.com.br/event/100618

(Com informações e imagens da Assessoria de Imprensa)

VEJA TAMBÉM:

Simone Mendes retorna à Portugal com nova turnê em fevereiro

Destinos incríveis para aproveitar o verão em 2025

About The Author

Mais do mesmo autor

SAG Awards libera lista de indicados sem Fernanda Torres

Herança de Silvio Santos deixada em paraísos fiscais vira briga judicial com herdeiras