4 filmes para se sentir mais empoderada

Reprodução/Divulgação

No dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, um símbolo da luta histórica por direitos, igualdade e respeito. 

Essa data tem raízes nos movimentos trabalhistas e feministas do final do século XIX e início do século XX, quando as mulheres começaram a se organizar para exigir melhores condições de trabalho, o direito ao voto e igualdade de oportunidades.

Para comemorar este dia, que tal assistir um filme com protagonismo e empoderamento feminino? Separamos 4 indicações excelentes.

Que Horas Ela Volta (2015)

Filme dirigido por Anna Muylaert, acompanha a história de três mulheres: uma empregada doméstica, uma filha e uma patroa. Através dos diálogos entre elas, o filme traz à tona questões importantes sobre a desigualdade social e de gênero que afetam as trabalhadoras domésticas no Brasil.

Valente (2012)

Merida, uma princesa da Disney, busca seguir seus próprios desejos e paixões, como cavalgar e praticar arco e flecha, em vez de se conformar com os papéis tradicionais esperados de uma princesa.

Histórias Cruzadas (2011)

Filme dirigido por Tate Taylor, aborda questões profundas de racismo e as heranças da escravidão no Mississippi durante a década de 1960. Skeeter, volta à sua cidade natal com a intenção de dar voz às mulheres negras que trabalharam como empregadas domésticas. A história destaca as desigualdades sociais e raciais da época, além de explorar a coragem e a resiliência dessas mulheres. 

A Cor Púrpura (2023)

Celie, uma jovem negra, enfrenta o racismo nos Estados Unidos no início do século XX. Ela é maltratada pelo pai e, posteriormente, pelo marido. O filme é inspirado no livro de mesmo nome e já teve outra adaptação em 1985. Entre outros temas, a história trata de questões de discriminação racial e sexual.

Junte-se a comunidade que vive a cultura de verdade: Apoie o Folhetim Cultural no apoia.se agora mesmo! Clique aqui.

 

About The Author