“Vale Tudo” retorna à TV Globo com nova roupagem e elenco de peso

Reprodução Rede Globo

Nesta segunda-feira, 31 de março, a TV Globo estreia a aguardada nova versão de Vale Tudo, uma das novelas mais marcantes da teledramaturgia brasileira. Sob a adaptação de Manuela Dias, autora de Justiça (2016) e Amor de Mãe (2019), o remake traz uma abordagem modernizada da trama, atualizando personagens e dilemas para refletir as mudanças sociais das últimas décadas.

Uma história reinventada para os dias atuais

Embora mantenha a essência da obra original, que explora questões éticas e morais da sociedade brasileira, a nova adaptação traz ajustes significativos para se conectar com o público contemporâneo. A protagonista Raquel Accioly, antes interpretada por Regina Duarte, agora ganha vida na pele de Taís Araujo. Determinada e íntegra, ela enfrenta desafios para sustentar sua família. Sua filha, Maria de Fátima, papel que consagrou Glória Pires, será vivida por Bella Campos. Se na versão clássica a personagem sonhava com a carreira de modelo, agora ela almeja conquistar fama como influenciadora digital, refletindo as novas aspirações da era das redes sociais.

Principais mudanças em relação à versão original

Uma das atualizações mais comentadas é a reinterpretação da icônica vilã Odete Roitman. Eternizada por Beatriz Segall, a personagem, que criticava ferozmente o Brasil, agora será interpretada por Debora Bloch. Em entrevista, Manuela Dias destacou que a intenção não é apenas repetir os impactos do passado, mas encontrar novas formas de provocar reflexões.

Além disso, temas como machismo, alcoolismo e desigualdade racial terão uma abordagem mais alinhada ao contexto atual. A personagem Heleninha Roitman, por exemplo, cuja luta contra o alcoolismo foi retratada de forma estigmatizada na versão original, agora terá sua condição tratada sob uma perspectiva mais humanizada e médica, acompanhando a evolução das discussões sobre saúde mental.

Elenco e expectativas para o remake

O elenco da nova versão conta com grandes nomes. Além de Taís Araujo e Debora Bloch, Renato Góes assume o papel de Ivan, vivido por Antonio Fagundes na primeira versão. Cauã Reymond interpreta César, substituindo Carlos Alberto Riccelli. Malu Galli dá vida a Celina, antes interpretada por Nathalia Timberg, enquanto Humberto Carrão assume o papel de Afonso, que foi de Cássio Gabus Mendes. Karine Teles e Luis Salém também integram o elenco, interpretando Aldeíde e Eugênio, respectivamente.

A adaptação tem gerado discussões nas redes sociais, dividindo opiniões entre os que celebram a modernização da trama e aqueles que temem que a essência da obra original se perca. Para Manuela Dias, as mudanças são necessárias para que a novela continue a gerar debates e reflexões sobre os dilemas da sociedade brasileira.

Com uma abordagem renovada e um time de atores de destaque, Vale Tudo retorna à TV prometendo reacender as discussões sobre ética, moral e ambição, provando que, mesmo após décadas, sua mensagem segue atual e necessária.

About The Author