Turismo do sono cresce no Brasil e no mundo, mercado já se adequa para essa tendência recente

Modelo de negócio teve crescimento mundial de 8% no ano passado, com faturamento de US$ 641 bilhões no mundo

Já pensou em tirar um final de semana longe de casa para ter boas noites de sono? Esse é o princípio do turismo do sono, um segmento que crescendo no Brasil e no mundo nos últimos anos. Um estudo publicado pela HTF Market Intelligence projeta um cenário positivo para o setor de hotelaria, com um 2023 que já atingiu números expressivos. No último ano, houve crescimento global de 8% no modelo de negócio, registrando faturamento de US$ 641 bilhões.

Para a especialista Carla Vieira Lopes, coordenadora do Programa SENAC Turismo, do SENAC – SC, o turismo do sono advém de duas tendências, “o turismo do sono advém do turismo de bem-estar, um segmento que se tornou tendência no pós-pandemia. Por mais inusitado que pareça, o objetivo inicial é ter um lugar para dormir bem. O turista se planeja para ficar realmente isolado e colocar o sono em dia. Viajar a lazer já foi sinônimo de oxigenar a mente, descansar e expandir horizontes, mas com a pressão do mundo contemporâneo, do imediatismo, as viagens se tornaram mais exaustiva e o tempo de viajar se tornou escasso. Porém, com a pandemia houve uma desaceleração… Voltamos ao slow tourism, isto é, um turismo de contemplação, de apreciar o momento, as paisagens. Um tipo de turismo em que o contato com a cultura local é muito mais enfatizado e que o que vale são as experiências.” Explica a especialista.

No Brasil, a procura por esse tipo de viagem também aumentou. Segundo um levantamento feito pela plataforma Booking.com, há alguns anos identificaram uma demanda crescente por viagens focadas no bem-estar e na saúde física e mental. Serviços relacionados ao turismo do sono também tiveram um aumento significativo. Dados coletados em 2022 pela plataforma, com mais de 24 mil entrevistados de 32 países mostram que essa tendência do turismo de bem-estar se destacou entre os viajantes brasileiros.

A arte do bem receber

A hospitalidade está presente no spa day, nas casas de aluguel, nas pousadas de charme, no hotel boutique. E são esses espaços que estão se aprimorando em receber o turista do sono com infraestrutura e serviços adequados, conforme explica Carla, “não somente na hotelaria formal, mas na arte de bem receber como um todo. Ainda que o segmento de turismo do sono seja novidade para muitas pessoas, o setor de hotelaria, tanto no exterior quanto no Brasil, está aperfeiçoando infraestrutura e serviços a fim de conquistar mais clientes”.

O que um estabelecimento precisa para receber um turista do sono?

Uma pesquisa divulgada pelo Sebrae revela que o serviço de hospedagem não precisa ser 100% especializado no assunto para receber o público do turismo do sono. Isso abre um leque de oportunidades para pequenos e médios negócios.

Penso que se deve planejar antes de executar, portanto, o primeiro passo é se preparar para receber esse tipo de hóspede. Conhecer as exigências do público e qual a infraestrutura necessária de adaptação no empreendimento. Depois, é preciso ofertar serviços especializados, portanto, terceirizar ou contratar profissionais qualificados. Talvez realizar alguma parceria com fornecedor a fim de criar ainda mais conceito e reputação. E, por fim, divulgar o que está fazendo”. Aponta Carla Vieira.

Algumas exigências dos clientes desse tipo de turismo são:

  • Conforto da cama, colchão e menu de travesseiros
  • Gastronomia apropriada com: comidas leves para uma noite mais bem dormida
  • Serviços extras como: Spa e terapias

Carla vieira Lopes, do Senac SC, listou algumas dicas para o turista que busca o sono, Confira:

Carla Vieira Lopes, Coordenadora do Programa Senac Turismo do Senac SC
  • Procurar uma hospedagem que já tenha sido avaliada por este nicho de mercado para não ter surpresas desagradáveis, isto é, a empresa deve ter uma boa reputação;
  • Garantir que, além de estrutura, a hospedagem oferte serviços específicos para a sua tranquilidade, privacidade e comodidade;
  • Aprender sobre a higiene do sono nestas oportunidades para a experiência se conservar por mais tempo no seu retorno para casa.

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