A temporada 23/24 da NBA está para começar. O calendário já está definido e pronto para dar início para o maior campeonato de basquete dos Estados Unidos e do mundo. A primeira rodada está marcada para o dia 24 de outubro, com destaque para o confronto entre Denver Nuggets e Los Angeles Lakers, que será entregue os anéis de campeão da temporada passada.
A temporada regular se encerra no dia 14 de abril. O Play-in acontece dos dias 16 a 18 de abril, os Playoffs começam em 20 de abril. O primeiro jogo das finais da NBA 23/24 acontece no dia 6 de junho entre os campeões das conferências leste e oeste em uma disputa de “melhor de sete”.
Calendário da temporada 2023/2024
O início da temporada acontece no dia 24 de outubro. O torneio “In-Season” vai do dia 3 até 9 de dezembro. O fim de semana All-Star ocorre dos dias 16 a 18 de fevereiro. A temporada regular da NBA encerra-se no dia 14 de abril. O Play-In inicia dia 16 e acaba 19 de abril. Os Playoffs iniciam 20 de abril e o primeiro jogo das finais acontece no dia 6 de junho, sendo comumente disputada em uma “melhor de sete”.
O que são “Play-in” e “Playoffs”
Para entender como funciona os Playoffs, primeiro é preciso saber o que são os Play-in, que resumidamente é uma repescagem da temporada regular para os Playoffs. A repescagem acontece com uma disputa entre os times que terminaram entre o 7° e 10° lugar em suas determinadas conferências, em busca de duas vagas para se juntar aos seis classificados da conferência Leste e Oeste.
As partidas funcionam assim: o 7° e o 8° se enfrentam em jogo único, assim como o 9° e 10°. O vencedor do jogo entre o 7° e o 8° se classifica direto para os Playoffs, já o perdedor enfrenta o campeão do jogo entre o 9°e o 10°, valendo a última vaga para buscar o título da NBA.
Os Playoffs são os primeiros seis colocados de cada conferência e mais os dois vindos do Play-in, os oito times formarão chaves de disputa entre as conferências. Os duelos acontecem de acordo com a classificação dos times durante a temporada regular, assim como no exemplo a seguir:
1º colocado x Vaga do Play-in entre perdedor do 7º x 8º contra vencedor do 9º x 10º;
2º Colocado x Vaga do play-in do vencedor entre 7º x 8º;
3º colocado x 6º colocado;
4º Colocado x 5º colocado.
Desta forma, todos os jogos são disputados em uma série “melhor de sete”, onde quem vence quatro jogos primeiro se classifica para a próxima fase. Além de pegar times mais “fracos”, os times mais bem colocados na classificação, tem outra vantagem, jogar os dois primeiros jogos em casa, além de disputar as partidas 5 e 7 também em casa, caso seja necessário.
Mas os Playoffs não terminam aí, logo após vem as semi finais das conferências, que acontecem da seguinte maneira:
As semi finais das conferências são o momento em que as quatro equipes que passaram pelo Round 1 dos Playoffs se enfrentam, ainda dentro das próprias conferências como citado anteriormente, e novamente os jogos acontecem em uma série de “melhor de sete”, com as mesmas regras em relação às melhores campanhas.
Apesar de levar o nome de semi final, quem sai vencedor não ganha o direito de disputar a final da NBA e isso pode gerar uma grande confusão. Como explicado, a NBA é dividida em duas conferências, logo essa semi final leva o time a final da conferência.
Então nas finais das conferências, são os sete jogos que definem o campeão e o melhor time das conferências leste e oeste. Isto significa que além de vencer um troféu, a franquia poderá disputar as finais da NBA e então definir de uma vez por todas o melhor time de basquete da maior liga do mundo.