De 1º a 10 de março, Cinenaguá contará com telões na Estação Ferroviária, no Teatro Rachel Costa e em Brasília, na Ilha do Mel, para a exibição gratuita de longas-metragens
De 1º a 10 de março, Paranaguá hospedará pela primeira vez o Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá, apresentando mais de 20 longas-metragens gratuitamente em telões instalados na Estação Ferroviária de Paranaguá, no Teatro Rachel Costa e em Brasília, na Ilha do Mel.
Com um total de 38 sessões e exibições ao longo do dia, o evento visa democratizar o acesso à arte cinematográfica e trazer grandes produções para o litoral paranaense.
“O Cinenaguá nasce com a intenção de trazer um pouco da arte do cinema para o litoral paranaense, com filmes nacionais e estrangeiros para adultos e crianças”, disse Antônio Gonçalves Junior, coordenador geral do evento.
Entre os filmes selecionados, estão clássicos como “Tubarão” (1975), dirigido por Steven Spielberg; “A História Sem Fim” (1984), dirigido por Wolfgang Petersen; “Conta Comigo” (1984), de Rob Reiner; a animação japonesa “Meu Amigo Totoro” (1988), de Hayao Miyazaki; “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund; “Fuga das Galinhas” (2000), de Nick Park e Peter Lord; o musical “Cantando na Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donen; entre outros.
A programação inclui mais de 20 filmes de países como Brasil, Estados Unidos, Itália, Japão, Senegal e França, que atravessam gerações e foram cuidadosamente selecionados, prometendo trazer um pouco da diversão e magia do cinema ao público”, explicou Thiago Busse, membro da equipe de curadoria do Cinenaguá.
Filme de abertura
O Cinenaguá começa suas exibições amanhã (1), às 19h, com a exibição de “Homem que Copiava”, dirigido por Jorge Furtado, na Estação Ferroviária.
O Homem que Copiava é um filme brasileiro de 2003 . A história gira em torno de André, jovem tímido e humilde que trabalha como operador de fotocopiadora numa papelaria de Porto Alegre (RS). É protagonizado por Lázaro Ramos e conta com Leandra Leal, Luana Piovani e Pedro Cardoso nos demais papéis principais.
O primeiro rascunho do filme ocorreu no dia 15 de outubro de 1996, porém o roteiro só foi concluído em 18 de setembro de 2001. O filme foi inteiramente gravado em Porto Alegre, com exceção das cenas finais, ambientadas na cidade do Rio de Janeiro. As animações que ilustram a vida de André foram produzidas por Allan Sieber. O Homem que Copiava recebeu críticas positivas e obteve diversos prêmios, entre eles o de melhor ator no Festival de Havana e o Prêmio APCA de melhor filme, além de ter sido selecionado para concorrer ao Prêmio Altadis no Festival de San Sebastian.
Confira a programação completa clicando aqui.
Acompanhe as novidades do Festival Cinenaguá pelo perfil oficial do evento no Instagram (@cinenaguá).
Serviço:
Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá
Data: 1 a 10 de março de 2024
Locais: Estação Ferroviária de Paranaguá, Teatro Rachel Costa e Brasília – Ilha do Mel
Patrocínio Master: Terminal de Contêineres de Paranaguá
Patrocínio: Cattalini
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Prefeitura de Paranaguá e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil
Produção: Grafo Audiovisual e Oxigênio