Foto: Robson Ribeiro/O Folhetim Cultural
TCR é uma sigla em inglês para Tourism Car Racing, ou corrida de carros de turismo, onde termo “de turismo” é utilizado para identificar carros de produção em série. No Brasil, a corrida mais famosa deste tipo é a Stock Car, inspirada na categoria norte-americana NASCAR.
Organizada pela Federação Internacional de Automobilismo, a mesma que organiza a Fórmula 1, a TCR World Tour esteve pela primeira vez no Autódromo de Interlagos em São Paulo, neste mês de julho, para a disputa da quarta etapa da temporada – a categoria já passou por Itália, Marrocos e Estados Unidos.
Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre esta nova categoria que vem ganhando popularidade na América Latina e no mundo.
História
O conceito da TCR foi criado em 2014 pela empresa WSC, baseada na Suíça e comandada por Marcello Lotti, que já esteve à frente do WTCC – antigo campeonato mundial de carros de turismo da FIA. A ideia era criar um torneio atrativo para as montadoras colocarem nas pistas os mesmos carros que produzem em série.
A categoria foi lançada em 2015 em Sepang, na Malásia, e rapidamente ganhou destaque. Surgiram campeonatos locais e regionais como TCR Asia, TCR Europe e TCR Italia, seguidos por TCR South America, TCR Brasil e TCR World Tour. Atualmente existem mais de 30 campeonatos no mundo que utilizam o mesmo conceito, os mesmos carros e o mesmo regulamento da TCR.
Os carros
Cada montadora recebe o regulamento da WSC, empresa criadora do evento, e escolhe um de seus carros para fazer as adaptações necessárias. Alguns dos requisitos são: modelo sedan ou hatch, até 2.0 turbo e tração dianteira. Os automóveis devem ser preparados para o limite de 350 CV.
Todos os carros são fornecidos (vendidos) pelas montadoras às equipes e chegam prontos para competir, em um modelo comercialmente benéfico para as duas partes: as montadoras ganham na exposição da marca e as equipes adquirem um carro padronizado com bom valor de revenda.
Esportivamente, o modelo TCR mantém a competitividade através de carros nivelados, onde a capacidade financeira das equipes não interfere no resultado final das corridas. Hyundai, Lynk & Co, Audi, Honda, Toyota e Peugeot são algumas das montadoras que têm carros homologados na TCR.
A competição
Todas as competições da TCR seguem o mesmo regulamento, tanto para a construção dos carros como para o sistema de disputa. Na TCR existem dois campeonatos, o de pilotos e o de equipes, e os pontos podem ser somados tanto nos treinos classificatórios como nas corridas, da seguinte forma:
- Resultados finais de qualificação: 1º/15 pontos; 2º/10 pontos; 3º/8 pontos; 4º/6 pontos; 5º/4 pontos; 6º/2 pontos.
- Corridas: 1º/30 pontos; 2º/25 pontos; 3º/22 pontos; 4º/20 pontos; 5º/18 pontos; 6º/16 pontos; 7º/14 pontos; 8º/12 pontos; 9º/10 pontos; 10º/8 pontos; 11º/6 pontos; 12º/4 pontos; 13º/3 pontos; 14º/2 pontos; 15º/1 ponto.
- Os pontos das equipes são atribuídos aos dois melhores pilotos classificados de cada equipe.
Em 2024 a TCR World Tour terá sete etapas (Itália, Marrocos, Estados Unidos, Brasil, Uruguai, China e Macau), todas no formato a seguir:
- Treino livre: 2 x 30 minutos
- Qualificação: Q1 + Q2
- Corridas: 2 x 60 kms; as duas primeiras voltas do Safety Car são adicionadas à distância da corrida
- Grids de largada: Corrida 1 conforme resultados finais da qualificação; Corrida 2 conforme resultados finais da qualificação com os dez primeiros invertidos.
As competições da TCR podem ser acompanhadas pelas redes sociais, pelo Youtube e pelos canais BandSports.
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