Silvio Santos morre aos 93 anos: Relembre trajetória do apresentador

O Brasil se despediu hoje (17) de seu maior apresentador em todos os mais de 50 anos da história da televisão brasileira: Silvio Santos. Ao longo de sua carreira, o apresentador passou pela TV Tupi, TV Globo e fundou sua própria emissora, o SBT, onde consolidou sua jornada no jornalismo. Relembre a trajetória de Silvio Santos.

Nascido em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, filho do casal Alberto Abravanel e Rebeca Caro, Senor Abravanel se interessou por negócios desde cedo. Trabalhou por anos como camelô nas ruas da cidade carioca. Se interessou pela rádio e televisão anos mais tarde para expandir seus negócios, onde se apaixonou pela profissão.

Assim, em 1962, Silvio fez sua estreia na TV Paulista, no programa Vamos Brincar de Forca. Com o enorme sucesso, no ano seguinte, já estava no comando do programa Silvio Santos. Seu sonho e ambição eram maiores do que um programa, e por isso, começou a lutar para fundar sua própria emissora. Em 1976, durante a ditadura militar, o ditador Ernesto Geisel concedeu a Silvio a concessão a TVS (TV Studio) no Rio de Janeiro. Cinco anos depois, em 1981, fundou o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão).

Foi lá que ganhou notoriedade nacional e a importância para o cenário brasileiro. Ao longo dos anos, lançou grandes nomes como o eterno Gugu Liberato, Celso Portioli, Maísa, Larissa Manoela e Eliana.

Honrado com seus compromissos, esteve a frente do programa que levava seu nome, todos os domingos. Foi obrigado a ficar afastado na pandemia e quando sua saúde começou a ficar mais debilitada devido à idade, no ano passado.

Em 1989, durante a primeira eleição após a ditadura militar, Silvio Santos surpreendeu a todos com o lançamento de sua candidatura à presidência do país pelo PMB (Partido Municipalista Brasileiro). Com 30% da preferência do eleitorado da época, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) declarou a candidatura ilegal por não respeitar os prazos previstos por lei.

 

HOMENAGENS PÓSTUMAS

Após a repercussão de sua morte, diversos famosos e empresas emitiram notas sobre o apresentador que era considerado o Rei da TV Brasileira. A TV Globo, onde Silvio trabalhou durante alguns anos disse: “O Brasil se despede hoje com tristeza de um apaixonado pela comunicação e um dos seus maiores expoentes. Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs.”

Maísa, publicou no Instagram um texto em homenagem ao seu ex-patrão: “Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que um dos maiores comunicadores da história da nação, seria meu patrão. Muito menos que ele teria um coração corintiano… e que seria o SILVIO SANTOS.”

O SBT, não interrompeu a programação, segundo o F5, a pedido do próprio Silvio Santos, que teria impedido a emissora de deixar pronto um material para ser exibido. A emissora se pronunciou apenas pelo instagram: “Hoje o céu está alegre com a chegada do nosso amado Silvio Santos. Ele viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros.”

O atual presidente da república, Luís Inácio Lula da Silva, publicou uma homenagem a Silvio nas redes sociais: “Com seu talento e carisma lançou e deu apoio a muitos talentos da televisão, do humor e do jornalismo. Era uma das pessoas mais conhecidas e queridas do nosso país. Ao longo dos anos, nos encontramos em programas de TV, reuniões e conversas, sempre com respeito e carinho. A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país.”

Silvio Santos morreu aos 93 anos, após um longo período internado no Hospital Albert Einstein por contaminação de H1N1. A causa da morte, segundo boletim médico obtido pelo portal Metrópoles, foi broncopneumonia, causado pela infecção. O apresentador faleceu por volta das quatro da manhã, na madrugada de sexta para sábado, 17 de agosto. Ainda não há informações do velório do apresentador.

About The Author

Mais do mesmo autor

Espetáculo baseado na trajetória de Anne Frank chega a Curitiba em setembro

Não perca a Rainha do Disco: Gloria Gaynor chega à Capital Paranaense