Nesta quarta-feira (28) estreia no canal Arte1 a série documental “Abre a Coxia” que mergulha nos bastidores mais profundos do teatro brasileiro, evidenciando a força, diversidade e resistência da arte brasileira. Em oito episódios, a produção avança em grupos teatrais de diferentes regiões e estéticas, revelando processos criativos, trajetórias, linguagens e a centralidade do palco como uma expressão artística poderosa, política e cultural.
Liz Reis dirige a série em uma imersão de como a arte do palco transforma a vida da comunidade, exatalndo sua potência criativa em contextos urbanos, periféricos e tradicionais. A produção busca valorizar o teatro como berço de atores.
O episódio de estreia é dedicado a um dos mais importantes grupos teatrais do Brasil. O Teatro Oficina, mergulhando em uma trajetória com depoimentos de atores, diretores, técnicos e parceiros históricos do grupo que marca a história brasileira.” O Zé Celso faleceu no meio do processo. A gente tinha uma entrevista marcada para quatro dias depois. Isso gerou uma dor de estar vivendo aquilo junto com eles. Mas, dentro desse triste cenário, a gente conseguiu fazer uma bela homenagem”, comenta Reis sobre o episódio de estreia.
Ao longo do processo, a produção enfrentou diversos desafios, entre eles a pandemia de COVID-19, todos impactando diretamente no olhar artístico do documentário. “Eu sou atriz e já tinha participado de alguns desses espetáculos. Eu sei muito sobre essa coxia de cada teatro, da luta de cada teatro. Tentei ressaltar o momento que cada um estava vivendo, financeiro, de experimentação ou de criação”
A série estreia no canal Arte1 na quarta-feira (28) às 20h30, com um episódio inédito semanal.
Via Assessoria de Imprensa
