Os Jogos Olímpicos de Paris se encerraram, mas isso não quer dizer que o esporte deixou a Cidade-Luz. Programadas para acontecer de 28 de agosto a oito de setembro, as Paralimpíadas 2024 têm tudo para emocionar os fãs de esporte em todo o mundo.
No Brasil existe uma forte tradição nos Jogos Paralímpicos, especialmente em alguns esportes como atletismo (170 medalhas), natação (125 medalhas), bocha (11 medalhas), judô (25 medalhas) e tênis de mesa (oito medalhas). São 373 medalhas conquistadas na história dos Jogos, sendo 109 de ouro, 132 de prata e 132 de bronze – somente na última edição, Tóquio 2020, foram 72 medalhas no total, a melhor participação brasileira desde sempre.
Neste ano a delegação brasileira é composta por 279 competidores: 254 esportistas, 19 atletas-guia, três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.
Principais chances de medalha
Atletismo
É a modalidade mais vencedora do esporte paralímpico brasileiro, com 170 medalhas das quais vieram 48 ouros (70 pratas e 52 bronzes). Em Paris 2024 serão 71 atletas e 18 atletas-guia, o maior número de convocados por modalidade da delegação brasileira.
Nas últimas duas edições dos Jogos Paralímpicos o atletismo conquistou um total de 61 pódios – 28 em Tóquio 2020 e 33 na Rio 2016.
Natação
A natação traz o maior medalhista paralímpico desta delegação, o pernambucano Phelipe Rodrigues, que já foi ao pódio nove vezes e se tornou uma das principais esperanças de medalhas para o Brasil neste ano.
Com 125 pódios, 40 ouros, 39 pratas e 46 bronzes, a natação vem logo atrás do atletismo em número de conquistas no esporte paralímpico brasileiro.
Judô
Assim como nos Jogos Olímpicos, onde o judô brasileiro costuma fazer bonito, nas Paralimpíadas a modalidade também tem tradição. São 25 pódios ao todo, 11 dos quais conquistados por Antônio Tenório, considerado o maior judoca paralímpico da história.
Onde assistir
A transmissão oficial das Paralimpíadas 2024 na televisão será feita pelo canal fechado SporTV2. Na TV aberta, parte dos direitos são da TV Globo, incluindo as cerimônias de abertura e de encerramento. Para quem deseja acompanhar o evento pela internet, as opções são o aplicativo GloboPlay e o canal oficial Paralympic Games, no Youtube.
Os dez principais atletas paralímpicos da história no Brasil
- Daniel Dias, natação, 27 medalhas conquistadas.
- Gabriel Bandeira, natação, dono do recorde paralímpico nos 100m borboleta.
- Evelyn de Oliveira, bocha, medalhista de ouro.
- Petrúcio Ferreira, atletismo, recordista paralímpico dos 100m rasos.
- Antônio Tenório, judô, considerado o maior judoca paralímpico da história.
- Débora Menezes, taekwondo, campeã mundial.
- Yeltsin Jacques, atletismo, medalhista de ouro.
- Lúcia Araújo, judô, três medalhas conquistadas.
- Maria Carolina Santiago, natação, medalhista de ouro.
- Silvânia Costa, salto em distância, medalhista de ouro.
2 thoughts on “Saiba quais são as principais chances de medalhas do Brasil nas Paralimpíadas 2024”
Comments are closed.