A 13ª edição do Olhar de Cinema conta com um total de 9 categorias diferentes, entre elas a mostra Mirada Paranaense, dedicada a exibição de filmes e curtas produzidos no Paraná. Em uma das sessões do festival, ocorreu a exibição de 4 curtas, sendo eles: Jacu Herói, Quarto Vazio, Adam e Esse Navio Vai Afundar. Confira a crítica de cada um deles:
JACU HERÓI
Produzido pelo estudante universitário Pedro Carregã, Jacu Herói conta a história de um jovem fotógrafo de Curitiba que decide roubar o caixa da loja em que trabalha. Por se tratar de uma produção amadora de baixíssimo orçamento, é lógico que não se pode ser tão criterioso em aspectos técnicos quando comparamos com um curta ou longa profissional. Este é o tipo de defeito que consigo compreender e relevar. O que não posso ignorar, é que a história deste curta não tem pé nem cabeça. As coisas acontecem, porque sim, sem um sentido lógico para a sequência de eventos ou motivações para personagens tomarem as decisões que tomam. Assim que o curta terminou, eu literalmente me perguntei: “O que foi que eu acabei de ver?”
0 estrelas
QUARTO VAZIO
O segundo curta da exibição, Quarto Vazio foi de longe o mais interessante. Com direção de Julia Vidal, a história gira em torno de Paula, uma mulher que apresenta um lapso de memória após um evento trágico abalar sua família. O curta estabelece e transmite muito bem a angústia, dor e luto pelo qual a personagem passa, recobrando aos poucos a memória do que realmente aconteceu. Quarto Vazio é uma história muito sincera sobre luto e aceitação, sendo uma grata surpresa poder assistir a este curta.
⭐⭐⭐⭐
ADAM
Com direção e roteiro de Ana Catarina, Adam foi o terceiro curta da sessão. A trama narra a história de Adam, um divertido garotinho que sempre carrega um cajado e capa de mago, mostrando as brincadeiras e memórias do menino ao brincar com outras crianças. O curta tem um tom que mistura o lúdico com o mistério, em uma narrativa intrigante que pode soar um pouco confusa ou ambígua com seu final. Murilo Gricolo, ator de Adam, é muito carismático no papel, com cenas de brincadeiras esbanjando magia e alegria de se quando é criança de forma muito autêntica e meiga.
⭐⭐⭐
Esse Navio Vai Afundar
E finalizando com o curta dirigido por Luc da Silveira, Esse Navio Vai Afundar é uma produção experimental inspirada no gênero de terror Found Footage, também conhecido como Analog Horror. Para quem não conhece, este é um gênero de terror baseado em filmagens de câmeras de segurança ou fitas VHS, que utilizam da baixa qualidade de som e imagem para provocar tensão, desconforto e medo. O curta se trata de uma versão deturpada das filmagens de um casamento. Entretanto, sinto que a ideia não foi explorada ao seu verdadeiro potencial. Em momento algum senti qualquer uma das sensações que acabei de descrever, ainda mais que eu particularmente acho este sub-gênero de terror muito interessante. Apesar disso, seria um erro não reconhecer a criatividade e caráter experimental interessante do curta.
⭐⭐