Programa Guritiba leva oficinas para educadores e alunos de escolas da Grande Curitiba

Programa Guritiba, projeto cultural e social que tem como foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias, inicia sua nova fase levando a formação de plateia para escolas da Grande Curitiba.

Na programação, alunos da Escola Municipal Professora Egipciana Swain, de Araucária, recebem a “Oficina de Circo para Alunos”, com o arte-educador Tiago Straub. Por meio da linguagem lúdica, será trabalhada práticas e aprendizado da arte do malabarismo e modalidades circenses, com brincadeiras e desafios propostos, procurando desenvolver a lateralidade, visão periférica, dissociação de movimento e percepção corporal com relação aos objetos e ao espaço, trabalhando também expressividade. Práticas essas que contribuem para uma facilitação no aprendizado da arte do malabarismo, tendo como foco a diversão, e a técnica em si como consequência. Também haverá visitas dos educadores de artes do município de Quatro Barras ao CJAP – Centro Juvenil de Artes Plásticas, para uma atividade prática na sala de cerâmica do centro cultural, trabalhando o manuseio de argila, desenvolvendo dinâmicas de autoconhecimento e integração de grupo aos educadores.

Além disso, educadores do município de Almirante Tamandaré poderão contar com a oficina “Formação de Contadores de Histórias”, com a atriz Ciliane Vendruscolo, que tem o objetivo de instrumentalizar os professores para a prática da Contação de Histórias, já que é fato a sua importância e contribuição na aproximação e na formação do ser leitor. Por meio da contação de histórias, os ouvintes descobrem a potencialidade fictícia e imaginativa da Literatura. Os livros tornam-se, então, objetos que suprem necessidades inerentes ao ser humano como a imaginação e a criatividade. Assim, torna-se possível criar momentos nos quais a história seja vista pela pura beleza da literatura e pelo encantamento que cada texto tem, fazendo com que essa prática lúdica esteja presente no planejamento do professor. Os educadores de Almirante Tamandaré também receberão a oficina “Ocupando a Biblioteca”, que tem como proposta instrumentalizá-los para que possam desenvolver diversas ações formativas nas bibliotecas em que trabalham. Desde uma melhor utilização e organização do espaço físico, bem como possibilidades de atividades a serem realizadas neste espaço pelos educadores administradores.

Para finalizar, o Programa Curitiba também atuará junto dos futuros arte-educadores e artistas, levando a palestra “Debates pelo avesso: o público em ato performativo”, para estudantes de Teatro e de Artes. A apresentação traz as investigações realizadas pelo iNerTE (Instável Núcleo de Estudos de Recepção Teatral), voltadas para o processo criativo da pessoa espectadora, buscando enunciar – a partir do estudo de teorias da recepção e de procedimentos artísticos propostos em eventos coletivos – aspectos do modo performativo com que o público se relaciona com as proposições cênicas. Com os “debates pelo avesso”, a cena que o iNerTE intenta evidenciar e analisar é aquela que surge do encontro entre o espectador e a proposta artística. Essa palestra com o pesquisador Flávio Desgranges compreende a temática da importância da formação do espectador de Teatro como ação de contrapartida do projeto Programa Guritiba. Participam os alunos do curso Técnico em Teatro do Colégio Estadual do Paraná, alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, e, também, estudantes do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Paraná.

Programa Guritiba é apresentado por Schattdecor, Grupo Barigui, Brose, New Holland e CNH Industrial, com patrocínio da Novozymes, Peróxidos do Brasil, BRDE e Tradener, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. Acompanhe as novidades e informações do Programa Guritiba pelo site programaguritiba.com.br e pelas redes sociais oficiais, no Instagram @programa.guritiba e no Facebook/guritiba

About The Author