“Prisão nos Andes” estreia neste quinta-feira, 19 de setembro nos cinemas

O filme Prisão nos Andes retrata cinco ex-militares, condenados por torturas, que cumprem penas em uma prisão cheia de regalias como piscina, jardins e aviário, aos pés da Cordilheira dos Andes. Todos os presos são vigiados por guardas que parecem seus mordomos. A tranquilidade da prisão é abalada quando uma equipe de televisão entrevista um dos internos, cujas declarações geram um impacto inesperado. Temendo uma transferência para um presidio comum, os militares condenados entram em um estado de delírio e violência em meio à paisagem montanhosa.

Em seu primeiro longa-metragem, o diretor Felipe Carmona traça um paralelo entre os acontecimentos retratados em 2013 e o Chile atual. Ele reflete sobre a perpetuação das desigualdades sociais no Chile, a brutalidade da ditadura e a persistência do “Pinochetismo” como uma forma de pensar que fragmentou a sociedade e levou a um ciclo de autoritarismo.

Prisão nos Andes foi exibido em diversos festivais, incluindo o Festival de Londres, Mostra São Paulo, Festival de Cinema Latino de Chicago, Festival de Marrakesh, Festival de Guardalajara e no Festival de Huelva, onde ganhou o prêmio de Melhor Elenco. Além disso, o filme recebeu o Fipresci Award no Festival de Kerala, Menção Honrosa e Melhor Roteiro no Festiva de Cinema de Fronteira, Felipe Carmona foi premiado como Melhor Diretor no Festival de Punta Del Este.

 

(Com informações e imagens de Assessoria de Imprensa)

About The Author