Uma pesquisa da empresa Adyen aponta que os brasileiros estão inclinados a cancelar suas assinaturas de streaming ao longo do próximo ano.
De acordo com o Adyen Index – Digital Report 2024, 39% dos participantes da pesquisa manifestaram a intenção de cancelar ao menos uma assinatura nos próximos 12 meses. O levantamento, realizado com 2 mil consumidores e 400 empresas digitais no Brasil, traçou um panorama do mercado de assinaturas no País.
No recorte por geração, 90% da Geração Z utiliza serviços de assinatura, enquanto entre os nascidos entre 1928 e 1945, a adesão também é expressiva, alcançando 75%. De forma geral, 22% dos entrevistados afirmaram ter pelo menos dois serviços ativos simultaneamente, 20% possuem três, e 19,5% optam por apenas um. Os serviços de streaming de filmes e séries lideram a preferência, com 80% de adesão, seguidos por plataformas que oferecem benefícios de marketplace (60%). Os streamings de música aparecem na terceira posição, com 56%, enquanto assinaturas de delivery de comida completam a lista, alcançando 42%.
Apesar da tendência de cancelamentos entre os consumidores, 80% das empresas ouvidas planejam ampliar seus investimentos no modelo de assinaturas no próximo ano. Além disso, 47% das empresas afirmaram que pretendem diversificar suas ofertas com novas linhas de produtos ou serviços. Entretanto, o sucesso dessa estratégia dependerá, em grande parte, de uma experiência positiva para o cliente, que deve permanecer no centro das prioridades do setor.
VEJA TAMBÉM:
GUIA: Serviços de streaming para quem gosta de Cinema alternativo – O Folhetim Cultural
Netflix é investigada por suposta lavagem de dinheiro na França –