“Palhaçada” no FRINGE: grupo Triolé traz espetáculo e oficina gratuitos para o Circuito Independente

Espetáculo O Último Tranco | Foto: Divulgação

De 2 a 5 de abril, a casa do grupo londrinense em Curitiba será o Sesi Cultura, no bairro São Francisco

Não é porque é feito por palhaços que não é sério: o grupo Triolé, de Londrina, utiliza a palhaçaria para abordar um tema bastante sensível em sua passagem pelo Circuito Independente da Mostra Fringe: o luto. No espetáculo “O Último Tranco”, em cartaz no Centro Cultural Dr. Celso Charuri de 3 a 5 de abril, sempre às 19h30, os palhaços Lambreta e Mereceu se deparam com o inevitável, a única certeza da vida: “tudo o que é vivo, morre”.

Alexandre Simioni e Gerson Bernardes, os palhaços do elenco, também irão ministrar, no dia 2 de abril, às 19h, a oficina gratuita O Jogo na Palhaçaria. Nela, os inscritos irão vivenciar técnicas usadas em cena nesta linguagem – que exigem uma relação da pessoa consigo mesma e a projeção para fora de si por meio das ações físicas resultantes dessa relação. Em pauta, também, a interação com o ambiente, com público e com outras pessoas em cena, como possibilidade de potencializar o jogo.

Os ingressos gratuitos para o espetáculo “O Último Tranco” devem ser retirados 30 minutos antes da apresentação. As inscrições para a oficina “O Jogo na Palhaçaria devem ser feitas previamente pelo site do Festival de Curitiba.

Espetáculo O Último Tranco | Foto: Divulgação

Espetáculo O Último Tranco: sinopse e processo criativo

Dois palhaços estão em um espaço de realidade distópica. Uma mistura de laboratório, sala médica e mecânica de carros, que se espalha desde o ambiente até o figurino. Ao centro da cena, sobre uma mesa com lençol branco, o corpo-objeto da despedida, fonte do desespero e causa do pranto dos palhaços Lambreta e Mereceu, que em meio aos sentimentos comicamente expostos, elaboram os rituais necessários – ou não – para a realização da devida despedida.

Lambreta e Mereceu se deparam com o inevitável, com a única certeza da vida. “Porque tudo o que é vivo, morre”, como diria Chicó nas palavras escritas por Ariano Suassuna. De frente à morte, o que nos resta fazer? Entre cerimônias e solenidades, ritos e rituais, os dois palhaços descobrem na relação da dupla a maneira própria de se despedir ou de se encontrar com o amigo que partiu, ou melhor…não deu partida!

Concebido a partir da pandemia e de suas consequências, o espetáculo traz para a cena rituais, memória e saudade, camadas humanas que são remexidas nos momentos de luto, por vezes enfrentadas como tabus na sociedade contemporânea, enquanto poderiam ser tratadas como aspectos básicos da experiência humana.

A Mostra FRINGE no Festival de Curitiba é apresentada por Petrobras, Sanepar, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio de CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.


Festival de Curitiba

Os ingressos para o Festival de Curitiba podem ser adquiridos pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria física localizada no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L2, Centro Cívico).

A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, estreias nacionais e uma ampla diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Serviço:

Mostra FRINGE – 33º Festival de Curitiba
Centro Cultural Sistema Fiep – Dr. Celso Charuri
Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco, Curitiba

  • O Último Tranco – 03, 04 e 05/04, às 19h30: Ingressos gratuitos podem ser retirados meia hora antes do espetáculo. 
  • O Jogo na Palhaçaria – 02/04, às 19h. Inscrições esgotadas.

 

33.º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

About The Author