No próximo dia 22 de janeiro a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgará a lista de indicados ao Oscar 2026. Para isso acontecer, os membros votantes iniciaram suas votações para as categorias nesta segunda-feira (12) e o prazo se encerra já na sexta-feira (16). Com a vitória de “O Agente Secreto” e de Wagner Moura, as expectativas para indicações no maior prêmio do cinema mundial se intensificam.
Se isso acontecer, será o segundo ano consecutivo de uma produção nacional disputando o Oscar. Além da possibilidade de vencer também na categoria de Melhor Filme Internacional, como “Ainda Estou Aqui” no ano passado.
Contudo, é importante compreender a diferença entre os membros votantes de ambas as premiações. No caso do Globo de Ouro, o Brasil possui quase 10% dos votantes. São 39 jornalistas brasileiros dos 400 ao redor do mundo com poder de voto. Enquanto no caso do Oscar, trata-se de 11.120 membros votantes, sendo apenas aproximadamente 60 do Brasil, o que representa 0,6%.
Depois do dia 22 de janeiro – quando o Folhetim Cultural inicia a cobertura dedicada ao Oscar que se estenderá até a noite da cerimônia no dia 15 de março deste ano – os votantes iniciam um novo processo de votação para definir os vencedores. Esse período deve acontecer entre 26 de fevereiro e 5 de março.
