Anunciada na última quinta-feira (10), a criação de uma nova categoria no Oscar foi confirmada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Trata-se da categoria Melhor Design de Dublês, dedicada a premiar o trabalho realizado por equipes de dublês em longas-metragens. A previsão é que a categoria passe a integrar a premiação a partir do Oscar de 2028, que marcará a 100ª edição do evento. A ideia do prêmio vem ganhando força nos últimos anos, especialmente devido ao destaque de grandes filmes de ação, como as franquias Missão: Impossível, John Wick e Mad Max.
“Desde os primórdios do cinema, o design de dublês tem sido parte integrante da produção cinematográfica. Estamos orgulhosos de homenagear o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e parabenizá-los pelo compromisso e dedicação que os trouxeram a esta ocasião importante”, comentaram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da instituição, Janet Yang.
As regras de elegibilidade e votação para a categoria Melhor Design de Dublês serão anunciadas em 2027. Quanto às especificidades da entrega do prêmio, elas serão determinadas pelo Conselho de Governadores da Academia e pela futura liderança, em data ainda a ser definida.
Antes do anúncio da categoria de dublês, o prêmio mais recente a ser incorporado ao Oscar foi o de Melhor Elenco, anunciado em 2024 e com estreia prevista para a edição de 2026.