Hoje (15) o Brasil finalmente descobriu o seu filme que competirá no Oscar 2026. Mesmo sem ter estreiado em solo nacional ainda, o longa ‘O Agente Secreto’ estrelado por Wagner Moura e com direção de Kleber Mendonça Filho foi confirmado como concorrente brasileiro a estatueta. Na disputa de 2025, ‘Ainda estou aqui’, levou o prêmio.
Entretanto, a demora para o resultado final da escolha levou alguns internautas a criticar a atuação da Academia Brasileira de Cinema. Através de sua presente, Renata A. Magalhães, justificou a demora em nota. Veja na íntegra:
“Para quem nos acusa de demorar a escolher o filme que nos representará, todo esse processo é monitorado pela organização do Oscar. O link que eles abrem para que façamos o upload da comissão é apenas uma semana antes. A data é proposital, o ano de eligibilidade do Oscar é o ano corrente em que estamos. Então, damos tempo para os principais festivais do mundo acontecerem: Berlim, Cannes e Veneza”, começou Magalhães. “Posso dizer por todos, como cineasta brasileira, que é um orgulho ter tido 16 títulos tão incríveis e maravilhosos. (…) Uma cinematografia não é feita de um filme só, é feita de muitos filmes, e nós só vimos filmes muito bons”
A previsão de lançamento de ‘O Agente Secreto’ no Brasil é em 6 de novembro.
Assista ao trailer:
Foto de capa: Reprodução Assessoria de Imprensa
