Créditos: Priscila Prade
O espetáculo Os Olhos de Nara Leão, estrelado por Zeze Polessa e com texto e direção de Miguel Falabella, chega a Curitiba para uma curta temporada no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel, entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
Ícone da música brasileira, Nara Leão deixou uma marca indelével na cultura e na sociedade dos anos 1960, 70 e 80, com uma trajetória pautada por escolhas artísticas e políticas inovadoras. O musical nasce da admiração de Zeze Polessa pela cantora, que desde cedo acompanhava sua carreira. Durante a pandemia, ao mergulhar na biografia da artista, a atriz aprofundou suas pesquisas, iniciando um processo que culminaria na criação do espetáculo.
Na montagem, Nara Leão surge em cena para dividir com o público suas memórias e reflexões, em um fluxo de consciência que transita entre tempos e emoções, sem seguir uma cronologia rígida. “Ao se apresentar, ela logo diz que está de volta graças ao privilégio do teatro. Eu não procuro imitar o seu jeito de falar ou cantar, existe uma liberdade em todo este processo e isso não poderia ser diferente com alguém que sempre foi tão livre”, destaca Zezé, que interpreta sucessos como A Banda, Corcovado e Marcha da Quarta-feira de Cinzas.
Com direção musical de Josimar Carneiro, cenário assinado por Marco Lima e iluminação de Cesar Pivetti, o espetáculo percorre diferentes fases da carreira de Nara, desde sua participação no nascimento da Bossa Nova até seu envolvimento com o Tropicalismo e os festivais da canção. A cantora esteve à frente de momentos icônicos, como o show Opinião, ao lado de João do Vale e Zé Ketti, e fez escolhas marcantes, como indicar a então iniciante Maria Bethânia para substituí-la.
“As canções de Nara me acompanham há muito tempo, eu já sabia as letras de uma boa parte do repertório e agora o desafio foi justamente selecionar quais as músicas que entrariam na peça, já que ela produziu muito ao longo da vida e gravou sempre canções muito pertinentes e necessárias”, compartilha Zeze Polessa. A atriz tem experiência em musicais e já esteve em produções como Noel Rosa, Receita de Vinícius e A Noviça Rebelde.
Os ingressos estão disponíveis pelo Disk Ingressos, com valores a partir de R$65 (meia-entrada) + taxa administrativa. As apresentações acontecem às 20h nos dias 21 e 22 de fevereiro e às 19h no dia 23 de fevereiro.
Uma parceria que atravessa décadas
Zeze Polessa e Miguel Falabella se conheceram no final dos anos 1970, durante a montagem de O Despertar da Primavera, no Parque Lage, ao lado de nomes como Maria Padilha e Daniel Dantas. Desde então, a dupla desenvolveu uma parceria duradoura no teatro e na televisão, com trabalhos como Mephisto, O Submarino e o monólogo Florbela Espanca – A Bela do Alentejo.
Na TV, Falabella escreveu personagens para Zeze em novelas como Salsa e Merengue e A Lua me Disse, além da turnê de A Mentira, em 2019. A atriz também brilhou em Os Monólogos da Vagina, com direção dele. Agora, em Os Olhos de Nara Leão, a cumplicidade entre os dois mais uma vez ganha vida nos palcos.
Ficha técnica:
“Os Olhos de Nara Leão” com Zeze Polessa e texto e direção de Miguel Falabella
Assistente de direção: Erica Montanheiro
Direção musical, arranjos e produção musical: Josimar Carneiro
Cenografia: Marco Lima
Desenho de luz: Cesar Pivetti
Desenho de som: Arthur Ferreira e João Gabriel Mattos
Figurino: Nathália Duran
Visagismo: Marcelo Dias
Músicos (estúdio): André Boxexa ( e percussão); Antônio Guerra (Piano e acordeon); Josimar Carneiro (Violão); Pedro Aune (Contrabaixo); Rui Alvim (Saxofone, clarinete e clarone).
Preparadora vocal: Mariana Baltar
Camareira: Maninha Xica
Operador de luz: Lucas Leicam
Operação de som: João Gabriel Mattos
Diretor de palco e microfonista: Douglas Fernandes
Gerente de comunicação, design e mídias digitais: Gigi Prade
Performance e pesquisa de conteúdo: Leila Guimarães
Concepção visual: Kelson Spalato
Fotógrafa: Priscila Prade e Flavio Colker
Audiovisuais: Gatu Filmes
Assessoria de imprensa: Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho
Assessoria de imprensa Curitiba: TIP – Performance de Mídia
Brica Braque Produções e MJC Polessa:
Direção de produção: Priscila Prade
Produção executiva: Fernando Trauer
Produção: Dani Agarelli
Assessoria jurídica: Andrea Francez
Administração: Kelly Marietto
Idealização: Zeze Polessa
Realização: Brica Braque Produções e Polessa Produções
Serviço:
“Os Olhos de Nara Leão” em Curitiba
Com Zeze Polessa, texto e direção de Miguel Falabella
Datas: 21 a 23 de fevereiro (sexta, sábado e domingo)
Local: Teatro Fernanda Montenegro (Shopping Novo Batel) – Rua Cel. Dulcídio, 517 – Batel
Ingressos: A partir de R$65 (meia-entrada) + taxa adm pelo Disk Ingressos ou na bilheteria do teatro. Verifique valores especiais por meio de Ingresso Solidário e clubes de descontos.
Classificação etária: Livre.
Duração: 80 minutos
Junte-se a comunidade que vive a cultura de verdade: Apoie o Folhetim Cultural no apoia.se agora mesmo! Clique aqui.
About The Author
Igor Horbach
É autor, ator, dramaturgo, produtor brasileiro e jornalista. Nascido em Tangará da Serra – MT, publicou seu primeiro livro aos 14 anos e o segundo aos 16. EM 2017 se mudou para Curitiba e iniciou sua carreira de ator, produtor e dramaturgo. Em 2019 produziu e dirigiu a série Dislike. Em 2020 publicou seu drama de estreia, Cartas para Jack, Em 2022 iniciou os estudos em Jornalismo.