“O Último Azul”, vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim será exibido no Festival de Toronto em 2025

Rodrigo Santoro e Denise Weinberg em “O Último Azul”  Foto: Guilhermo Garza/Divulgação

Novo filme de Gabriel Mascaro estreia nos cinemas brasileiros no final de agosto

Vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, entre outros prêmios, “O Último Azul”, novo longa de Gabriel Mascaro, de Boi Neon (2015) e Divino Amor (2019), será exibido na 50ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF), que acontece entre os dias 4 e 14 de setembro.

O longa, que estreia no fim de agosto nos cinemas brasileiros, fará parte do programa Centrepiece, dedicado a obras de diretores contemporâneos aclamados internacionalmente. O evento — que também irá contar com “O Agente Secreto”!, de Kleber Mendonça Filho (Bacurau) — é um dos principais termômetros do Oscar no mundo do cinema.

O filme conta com um elenco de destaque, incluindo nomes como Thomas Aquino (Bacurau), que dá vida a um dos personagens que cruzam o caminho de Tereza em sua travessia. A obra discute temas como envelhecimento, marginalização e o choque entre o progresso industrial e a preservação dos vínculos humanos, tudo sob a atmosfera única da Amazônia.

Em “O Último Azul”, conhecemos Tereza (Denise Weinberg, Greta), que tem 77 anos, reside em uma cidade industrializada na Amazônia e recebe um chamado oficial do governo para residir numa colônia habitacional compulsória onde idosos devem “desfrutar” de seus últimos anos, permitindo que a juventude produza sem se preocupar com os mais velhos.

Antes do exílio forçado, Tereza embarca numa jornada pelos rios e afluentes para realizar um último desejo que pode mudar seu rumo para sempre. Além de Denise Weinberg, o elenco é reforçado por Rodrigo Santoro.

About The Author