O Último Azul | Foto: Globo Filmes
Dirigido por Gabriel Mascaro, o longa O Último Azul teve sua estreia durante a 75ª edição do Festival de Berlim. Sendo um dos principais festivais internacionais de cinema, o longa brasileiro protagonizado por Denise Weinberg e Rodrigo Santoro foi campeão de 3 prêmios, incluindo o Urso de Prata.
Também chamado de Grande Prêmio de Júri, o Urso de Prata é o segundo maior prêmio do Festival de Berlim. O longa ainda conquistou mais duas estatuetas, incluindo o Prêmio do Júri Ecumênico e o Prêmio do Júri de Leitores do Berliner Morgenpost, um jornal proeminente na Alemanha. Sendo uma coprodução entre o Brasil, Chile, México e Holanda, O Último Azul ainda conta com Miriam Socarrás, Rosa Malagueta, Clarissa Pinheiro, Adanilo e Dimas Mendonça no elenco.
“O Último Azul fala sobre o direito de sonhar e a crença de que nunca é tarde para achar significado na vida. Muito obrigado”, disse o diretor ao subir no palco para receber o prêmio.
Quem também expressou sua felicidade com a vitória do filme foi Rodrigo Santoro. Em suas redes sociais, o ator declarou: “Vale a pena acreditar no cinema brasileiro. É o que a gente tem visto há anos, dias após dia. Nos últimos anos, especialmente, as produções nacionais têm recebido tanto reconhecimento dentro e fora do país. […] Esse reconhecimento é de grande relevância, é um marco importante pro cinema brasileiro. Quem ganha é a nossa cultura”.

O longa é ambientado na Amazônia, em um Brasil distópico onde o governo transfere idosos para uma colônia habitacional onde irão passar seus últimos anos de vida. Tereza (Denise Weinberg), é uma mulher de 77 anos que decide embarcar em uma jornada e realizar seu último desejo antes de ser transferida para uma das colônias.
O filme tem recebido uma boa aprovação por parte da crítica, com portais como Variety e Deadline destacando as temáticas abordadas no filme, como etarismo, a busca na realização de um sonho e aproveitar a vida ao máxima, além de elogiarem a carismática e impactante atuação de Denise Weinberg no papel principal.
Apesar de ter tido sua estreia durante o Festival de Berlim, O Último Azul ainda não tem uma data de lançamento nos cinemas brasileiros. É esperado que o filme chegue às telonas em algum momento ainda em 2025.