“O Menino e a Garça” conta a história de Mahito, um garoto que perdeu a mãe em um incêndio durante a Segunda Guerra Mundial, e devido a isso, se muda para o campo onde seu pai trabalha. A trama começa a ficar interessante quando uma garça falante diz para o garoto que sua mãe ainda está viva. Devido a essa história contada por esse animal que apareceu em sua vida, Mahito entra em uma torre abandonada em busca de sua falecida mãe, o que acaba o levando para outro mundo.
O longa é dirigido por Hayao Miyazaki, diretor de diversos outros grandes sucessos do Studio Ghibli, que aos 83 anos, saiu de sua aposentadoria para ver a sua mais nova ideia ganhar forma. O filme também marca a volta do Studio Ghibli, que teve suas atividades suspensas temporariamente após a aposentadoria de Miyazaki. Tendo apenas um filme lançado nos últimos 10 anos, Aya e a Bruxa, que foi um tremendo fracasso.
“O Menino e a Garça” é um filme cheio de magia envolvendo um mundo desconhecido e confuso, onde habitam seres místicos. Almas que estão para nascer, periquitos carnívoros e uma menina com poderes de fogo, isso e muitas outras coisas o pequeno garoto encontra nesse universo novo que acabou de entrar.
Este é um filme lúdico, é para quem gosta de algo mágico, mas que ao mesmo tempo nos mostre temas relevantes e que tenha uma “moral da história”. O longa aborda fala sobre família, e nos mostra que mesmo em outro mundo, a sua família é a única que estará sempre ali para lhe proteger dos perigos da vida.