O espetáculo “O dia em que vão embora”, da companhia Atores do Fim, retorna aos palcos para sua segunda temporada, com apresentações a partir de 1º de agosto na Sede da Cia. dos Atores, dentro da programação do projeto Sede Viva. A peça, escrita por Lara Bereta e dirigida por João Gofman, terá sessões às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h, até o dia 31 do mesmo mês.
A trama acompanha uma jovem escritora em meio a uma crise criativa, surpreendida por uma festa organizada pelos próprios personagens que criou. Em um ambiente onde realidade e imaginação se entrelaçam, a Autora revisita memórias, fragmentos de textos e diálogos esquecidos, confrontando-se com questões pessoais e criativas. À medida que os personagens ganham vida própria e assumem o controle da narrativa, ela é forçada a lidar com lembranças, perdas e bloqueios que a impedem de seguir adiante com sua escrita.
O projeto Sede Viva, lançado em março de 2025, é uma iniciativa da Sede da Cia. dos Atores que contempla espetáculos, leituras e festas, sob curadoria do ator e diretor Cesar Augusto. A iniciativa foi contemplada pelo edital Pró-Carioca, programa de fomento à cultura promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A companhia Atores do Fim é composta por Bruno Jugend, Eduardo Soares, João Gofman, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro e Rebeca Souza. O grupo se formou em 2024, com a proposta de investir em um teatro independente e autoral, explorando diversas linguagens e buscando uma estética própria e em constante investigação.
A Sede da Cia. dos Atores funciona desde 2006 na Escadaria do Selarón, na Lapa, e é um dos espaços mais tradicionais dedicados às artes cênicas no Rio de Janeiro. O local abriga espetáculos, festivais, oficinas e saraus, promovendo uma programação diversa ao longo do ano. A sala principal do espaço, batizada de Sala Bel Garcia, recebe em média 50 espetáculos por ano, com público anual superior a 12 mil pessoas. O espaço também mantém políticas de acesso gratuito para moradores da região e oferece ingressos gratuitos para pessoas transexuais por meio do passe “trans-free”. Entre os eventos realizados, destacam-se os festivais TEMPO_FESTIVAL, Câmbio, Panorama e o Festival Trans Arte, voltado para discussões sobre identidade de gênero e transexualidade.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Bruno Jugend, Eduardo Soares, Júlia Nepomuceno, Lara Bereta, Marcela Garcia, Pedro Tabet, Raphael Montenegro e Rebeca Souza
Direção: João Gofman
Dramaturgia: Lara Bereta
Assistência de dramaturgia: Luiza Porto
Figurino: Betina de Bem
Cenografia: Ponto Cenografia
Cenógrafo: Victor Aragão
Iluminação: Peder Salles
Operação de Luz: Jaqueline Lelis
Montagem de Luz: Jaqueline Lelis e Vitor Emanuel
Cenotécnico: André Salles – A. Salles Cenografia
Trilha sonora: João Gofman
Operação de som: Luã Rottweiler
Produção: Atores do Fim
Identidade visual: Gabriela Prestes
Fotos de divulgação: Dip Ferrera
Assessoria de Imprensa: Marcella Freire – Mar Comunicação
Apoio: Sede Cia dos Atores, Bar e Restaurante Os Ximenes e Café da Carol
Realização: Atores do Fim
Projeto Sede Viva
Espetáculo: “O dia em que vão embora”
Local: Sede da Cia. dos Atores
(Rua Manuel Carneiro, 12 – Escadaria Selarón, Lapa)
Temporada: 01 a 31 de agosto de 2025
Dias e horários: Sextas e sábados, às 20h. Domingos, às 19h.
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 70 min.
Ingressos: R$ 25 (meia-entrada) e R$ 50 (inteira)
Vendas: 1 hora antes da sessão na bilheteria da casa.
Sede da Cia. dos Atores: @sedeciadosatores
Atores do Fim @atoresdofim
Via Assessoria de Imprensa
Foto de capa: Crédito Pedro Bom
