O novo longa nacional estrelado por Wagner Moura, ‘O Agente Secreto’ traz em seu roteiro uma lenda regional de Pernambuco da década de 70 que ficou muito famosa na época. A ‘Perna Cabeluda’. Segundo o jornalista que criou a lenda, Raimundo Carrero, tudo começou com a chegada de um colega à redação do Diário de Pernambuco que dizia ter visto uma perna cabeluda embaixo da cama.
Com o passar do tempo, a anedota era uma piada entre os jornalistas e ganhou notoriedade com o regime político da época. Carrero explicou que durante a ditadura militar, muitas notícias eram censuradas e proibidas de serem publicadas. Por isso, na épóca, Og Fernandes, editor do jornal e hoje presidente da 6º Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), escolheu o jornalista para uma coluna policial de casos considerados “absurdos”.
Foi assim que a lenda da ‘Perna Cabeluda’ surgiu. A história se tornou a maior justificativa para machucados de pessoas que apareciam com hematomas e até situações mais graves como ossos quebrados. A teoria de Carrero desvia do bom humor e atribui ao machismo da sociedade com a representação de brigas entre maridos e esposas.
O Agente Secreto
O thriller político dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura se passa em 1977 e acompanha Marcelo (Wagner Moura) após seu retorno a Recife em busca de paz e reconexão com seu filho. Contudo, descobre que sua cidade natal não é mais tão segura quanto aparenta.
O filme venceu o prêmio do Festival de Veneza em Melhor Direção e Melhor Ator para Wagner Moura. A Academia Brasileira de Cinema também submeteu o filme a pré-seleção do Oscar 2026.
‘O Agente Secreto’ está em cartaz nos cinemas.
Assista ao trailer:
Foto de capa: Assessoria de imprensa
Leia mais
O Agente Secreto: renomado portal de cinema aposta em cinco indicações do filme ao Oscar
