“O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é selecionado para o Festival de Toronto e amplia circuito internacional

O Agente Secreto, novo longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, segue acumulando prestígio no circuito internacional. A produção foi confirmada como parte da seleção oficial do 50º Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, que acontece entre os dias 4 e 14 de setembro. O filme integra a mostra “Special Presentations”, ao lado de produções de cineastas como Jafar Panahi, Guillermo del Toro e Richard Linklater.

“Estou muito contente. Já estive em Toronto com Aquarius, Bacurau e Retratos Fantasmas, e esse anúncio é o primeiro de uma longa lista de festivais importantes na América do Norte”, declarou Kleber Mendonça Filho.

Antes da confirmação em Toronto, o filme já havia passado por uma série de festivais internacionais. Teve sua estreia mundial no Festival de Cannes, onde conquistou os prêmios de Melhor Diretor para Mendonça Filho, Melhor Ator para Wagner Moura, o Prêmio FIPRESCI da crítica internacional e o “Art et Essai”, concedido pela Associação Francesa de Cinema de Arte (AFCAE). A produção também foi exibida no Festival New Horizons, na Polônia, no Festival de Cinema de Sydney, na Austrália, e no Cinéma Paradiso Louvre, em Paris, com uma sessão ao ar livre nos jardins do Museu do Louvre.

Em Portugal, onde ocorreram sete pré-estreias nesta semana, todas as sessões já estão esgotadas. A agenda do longa ainda inclui estreias em 94 países das Américas do Norte e Latina, Europa, Ásia e Oceania, segundo a distribuidora internacional MK2. Entre os territórios já confirmados estão China, Estados Unidos, México, Coreia do Sul, Grécia, Índia, Nova Zelândia e Finlândia.

No Brasil, O Agente Secreto estreia oficialmente no circuito comercial em 6 de novembro. Antes disso, o filme será exibido em sessões especiais nos meses de setembro e outubro. A narrativa é ambientada no Recife de 1977 e apresenta a história de Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que tenta deixar para trás um passado obscuro ao retornar à sua cidade natal. No entanto, encontra um cenário que não corresponde à paz que esperava.

O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes, Alice Carvalho e Roberto Diogenes, entre outros nomes do cinema nacional. A produção é assinada por Emilie Lesclaux e realizada em coprodução entre CinemaScópio (Brasil), MK Productions (França), Lemming Film (Holanda) e One Two Films (Alemanha). No Brasil, a distribuição é da Vitrine Filmes. Nos mercados internacionais, o longa será lançado pela NEON (Estados Unidos e Canadá) e pela MUBI (Reino Unido, Irlanda, Índia e América Latina, exceto Brasil).

Via Assessoria de Imprensa

Foto de capa: Crédito por Victor Jucá

About The Author