Nem só de Papai Noel vive o Natal: Filmes fora do óbvio para maratonar nas festas

Com esse clima de final ano nada melhor do que ver um filme, por isso o Folhetim Cultural separou uma lista de indicações que fogem do óbvio e ajudam a aproveitar o clima natalino com um cineminha no sofá. Confira as sugestões para assistir durante as festas de fim de ano. Confira:

Gremlins (1984)

O filme conta a história de um vendedor que compra um pequeno e adorável animalzinho exótico chamado Mogwai como presente de Natal para seu filho.  Ao compra-lo são lhe apresentadas 3 regras importantes: não deixá-lo entrar em contato com água, nunca alimentá-lo após a meia-noite e manter a criatura longe da luz forte. Quando essas regras são quebradas acidentalmente, surgem criaturas travessas e perigosas chamadas Gremlins, que transformam a pequena cidade em um completo caos na véspera de Natal. O filme mistura comédia e terror, perfeito para assistir em família

Onde assistir: HBO Max

Menores Desacompanhados (2006)

Menores Desacompanhados é um dos maiores clássicos natalinos dos anos 2000. O filme conta a história de 5 jovens que acabam ficando presos no aeroporto após uma nevasca. Os irmãos Katherine e Spencer junto com as outras crianças acabam na área especial para menores desacompanhados e, entediados, decidem fugir e explorar o aeroporto por conta própria. Eles causam confusão, aprontam aventuras pelo terminal e, ao mesmo tempo, descobrem formas de criar um “espírito de Natal” próprio enquanto tentam chegar até suas famílias.

Onde assistir: Prime Video

Os Fantasmas Contra Atacam (1988)

Baseado em um dos contos natalinos mais populares do mundo, o filme conta a história de Frank Cross, um executivo de televisão frio, egoísta e obcecado por audiência e que odeia o Natal.  Na véspera de natal ele recebe a visita de três fantasmas do Natal Passado, do Presente e do Futuro que o confrontam com momentos de sua vida que faz  Frank repensar suas escolhas e atitudes.  O filme mistura humor ácido e muita fantasia, também ótimo para ver em família. 

Onde assistir: Prime Video e Apple Tv

Duro de Matar (1988)

Agora para quem curte um pouco mais de ação, apesar de não ser um filme natalino toda a sua ambientação acontece no natal. 

John McClane estrelado por Bruce Willis  é um detetive de Nova York que vai a Los Angeles na véspera de Natal para tentar se reaproximar de sua esposa, Holly, com quem está em crise. A festa de fim de ano na empresa dela, no alto do arranha-céu Nakatomi Plaza, logo vira um pesadelo quando um grupo de terroristas liderado pelo carismático e implacável Hans Gruber estrelado por Alan Rickman toma todos como reféns. Sem apoio e separado dos colegas, McClane vira a última esperança para derrubar o plano criminoso enquanto salva sua esposa e demais reféns.  

Onde assistir: Disney+

Crônicas de Natal (2018) 

O longa conta a história dos irmãos Kate e Teddy  que na véspera de natal tentam provar a existência do Papai Noel e acabam se envolvendo em um acidente que coloca a noite mais importante do ano em risco. Para salvar o Natal, eles precisam ajudar um Papai Noel nada convencional a recuperar seus presentes e completar sua missão antes do amanhecer. O filme aposta em aventura, humor e uma releitura moderna do bom velhinho. 

Onde assistir: Netflix

Menção honrosa: A origem dos Guardiões (2012)

Aqui vai a menção honrosa ao filme A Origem dos Guardiões que apesar de não ser um filme natalino e nem falar sobre o natal, é um filme incrível onde um dos protagonistas é o Papai Noel. 

O longa reúne personagens do imaginário infantil como o Papai Noel, a Fada do Dente, o Coelho da Páscoa e o Sandman, todos encarregados de proteger os sonhos e a imaginação das crianças contra o vilão Breu. No centro da narrativa está Jack Frost, um personagem melancólico e carismático, que lida com esquecimento, identidade e propósito. O filme apesar de ser muito bom caiu no esquecimento do público e por isso merece ser lembrado nessa data tão especial de final de ano. 

Onde assistir: Prime Video.

About The Author

Mais do mesmo autor

Paris Hilton abre o coração e fala sobre os bastidores de sua vida em novo documentário, ‘Infinite Icon: Uma Memória Visual’

Livros para começar 2026 diferente: leituras inspiradoras para o Ano Novo