O Museu do Futebol, situado na Praça Charles Miller em São Paulo, voltará a funcionar nesta sexta-feira (12) depois de sete meses fechado para reforma. Para celebrar sua reinauguração, o Museu do Futebol terá entrada gratuita para todos os públicos nos dias 12, 13 e 14 de julho – os ingressos podem ser retirados na bilheteria do museu.
Esta é a maior reformulação do Museu do Futebol desde a sua abertura em 2008. A intenção era deixar o museu mais emocionante, lúdico e interativo. Com a reforma, algumas salas foram ampliadas, criadas e até mesmo substituídas. O investimento foi de 15,8 milhões de reais, recebidos através da Lei Rouanet.
A atualização do museu também abriu espaço para o futebol feminino e temas como diversidade, inclusão e questões raciais. Houve também bastante preocupação com acessibilidade, como ampliação dos pisos e inserção de maquetes táteis e conteúdos em LIBRA (Língua Brasileira de Sinais).
A curadoria do acervo foi feita por Leonel Kaz, Marcelo Duarte e Marília Bonas. Direção artística e projeto expográfico ficaram por conta de Daniela Thomas e Felipe Tassara, e a comunicação visual foi feita por Jair de Souza.