Mostra “Solos Para (Re)existir” celebra arte como expressão e resistência

Foto: Fabio Alcover/Cia. Os Palhaços de Rua

Com três espetáculos e três bate-papos com artistas de Londrina, vários deles gratuitos, a mostra irá ocupar as praças de Curitiba e a CAIXA Cultural durante a mostra Fringe

A mostra “Solos Para (Re)existir!”, que reúne artistas de Londrina, no Paraná, e faz parte da programação do Fringe, vai ocupar diversos espaços públicos de Curitiba e a CAIXA Cultural entre 2 e 6 de abril, com três espetáculos solo e três bate-papos que celebram a arte como expressão e resistência. Em pauta, reflexões sobre racismo, opressão e exclusão. A seleção destaca a produção local e o papel da cultura.

 

Espetáculos da Mostra Solos Para (Re)Existir: 

    • Leno – Queria Nascer Flor: espetáculo gratuito, o drama apresenta um grande saco de lixo perambulando pelas ruas quebrando a lógica e a normatividade da cidade. Deste amontoado de entulho surge a figura de Leno, um andarilho que ocupa o espaço público estabelecendo relações com o lugar e com as pessoas. Revirando todo o lixo que carrega, descobre personagens e histórias reais ou inventadas, que revelam seu imaginário e desencadeiam reflexões profundas sobre aspectos de nossa humanidade. Em meio à perplexidade ordinária do cotidiano, Leno segue seu caminho dançando e gritando para nascer flor.
  • Pret(A) – Resquícios de Uma Mulher Só: no solo, as histórias das mulheres de três gerações da mesma família são passadas adiante, de vó para mãe, de mãe para filha, para que não sejam esquecidas. O espetáculo é gratuito.
  • Requiém Para Um Barbeiro: em um universo claustrofóbico, animalesco, trágico e solitário, José, um jovem barbeiro, é envolto por um emaranhado de situações que o oprimem, o enraivecem e o fazem perder a esperança em si mesmo e em tudo ao seu redor.

Bate-papos gratuitos:

  • Mesa Redonda: A Produção Teatral e as Políticas Públicas para o Interior do Paraná: o encontro discute os desafios e possibilidades da produção teatral no interior do estado, destacando o papel das políticas públicas no fortalecimento e valorização da cultura local. O encontro aborda questões como financiamento, acesso a espaços culturais e a importância de garantir condições equitativas para artistas fora dos grandes centros.
  • Mesa Redonda: O Papel do Feminino e da Negritude no Teatro dos Dias Atuais: um debate essencial sobre o protagonismo do feminino e da negritude no teatro contemporâneo. Explorando as histórias individuais e coletivas que emergem das lutas contra o racismo, a opressão e a exclusão social, o encontro reflete sobre como as narrativas artísticas podem dar voz às resistências e às transformações sociais. A discussão destaca o teatro como espaço político e inclusivo, onde a potência criativa das mulheres e da população negra contribui para a desconstrução de estereótipos e para a construção de um futuro cultural mais diverso e igualitário.
  • Mesa Redonda: O Teatro de Rua e Seu Papel Político na Ocupação dos Espaços Públicos com Arte e Cultura: a conversa explora a potência do teatro de rua como ferramenta política e artística na ocupação dos espaços públicos. O debate reflete sobre a capacidade do teatro de rua de transformar ruas e praças em palcos de resistência, onde vozes marginalizadas encontram espaço para se expressar e dialogar diretamente com a sociedade. Abordando temas como justiça social, racismo, exclusão e direitos culturais, o encontro discute como a arte nos espaços abertos reafirma o direito à cidade, democratiza o acesso à cultura e promove engajamento comunitário.

A Mostra Fringe no Festival de Curitiba é apresentado por Petrobras, Sanepar – Governo do Estado do Paraná, Prefeitura de Curitiba e CAIXA Cultural, com patrocínio de Copel – Pura Energia, ClearCorrect – Neodent, SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná,  CNH Capital – New Holland e EBANX, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.


Festival de Curitiba

Os ingressos para o Festival de Curitiba podem ser adquiridos pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria física localizada no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Piso L2, Centro Cívico).

A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, reunindo cerca de 350 atrações em mais de 70 espaços de Curitiba e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, estreias nacionais e uma ampla diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

Serviço:

Mostra Solos Para (Re)Existir! – De 02 a 06/04
Mostra Fringe – 33º Festival de Curitiba

Espetáculos:

Mesas redondas gratuitas na CAIXA Cultural:


33.º Festival de Curitiba
Data: De 24/3 a 6/4 de 2025
Valores: Os ingressos vão de R$00 até R$85  (mais taxas administrativas).
Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).
Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

About The Author