Monga e a linha tênue entre o medo e o riso

Você já se imaginou com 100 anos? Essa é a provocação que “Monga” traz ao público, convidando-o a revisitar sua própria trajetória e questionar em que momento os sonhos foram podados e as perspectivas futuras deixadas de lado.

Parte da Mostra Lucia Camargo, o espetáculo marca o retorno da atriz, dramaturga e diretora Jéssica Teixeira ao Festival de Curitiba em 2025, dando continuidade à sua investigação cênica. As apresentações ocorrem nos dias 26 e 27 de março, no Teatro Paiol. Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento (www.festivaldecuritiba.com.br) e na bilheteria física do Shopping Mueller.

Mas não espere um resgate saudosista dos circos da década de 1980 ou uma abordagem documental sobre as muitas “mongas” que fizeram parte dessas atrações no Brasil. Tampouco se trata de uma biografia convencional da mexicana Julia Pastrana, figura histórica que percorreu séculos como símbolo de exploração e preconceito. Em “Monga”, Jéssica Teixeira propõe um olhar mais profundo sobre a crueza do passado, desmontando mitos para construir novos imaginários.

O espetáculo se apropria de diferentes recursos teatrais e elementos da psicanálise para conectar a trajetória de Pastrana – mulher que, devido a uma condição genética rara, foi exibida como atração de circo no século XIX – com uma reflexão contemporânea sobre normatividade e estranheza. A atriz encarna tanto a artista que Pastrana foi em vida quanto os 153 anos de sua exposição póstuma, transformando em cena um capítulo sombrio da história do espetáculo e da humanidade.

Com uma encenação que mescla terror psicológico e humor desconcertante, Jéssica encara o desafio de devolver o olhar ao público, desconstruindo estereótipos e subvertendo expectativas. O resultado desse trabalho já lhe rendeu uma indicação ao Prêmio Shell 2024, na categoria direção.

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Petrobras, Sanepar, CAIXA e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da CNH Capital – New Holland, EBANX, ClearCorrect – Neodent, Viaje Paraná – Governo do Estado do Paraná e Copel – Pura Energia, além do patrocínio especial da Universidade Positivo.

Acompanhe o Festival de Curitiba aqui no Folhetim Cultural.

Festival de Curitiba

A 33ª edição do Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, trazendo cerca de 350 atrações espalhadas por mais de 70 espaços da capital paranaense e Região Metropolitana. A programação inclui espetáculos teatrais premiados, estreias nacionais e uma diversidade de manifestações artísticas, como dança, circo, humor, música, oficinas, performances e experiências gastronômica.

Serviço:
Monga
Festival de Curitiba – Mostra Lucia Camargo
Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n)
Data: 26 e 27/03/2025 às 20h30
Valores:  R$85 (inteira + mais taxas administrativas).
Duração: 80’
Classificação: 18 anos.

Ingressos: www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física exclusiva no Shopping Mueller (Segunda a sábado, das 10h às 22h e, domingos e feriados, das 14h às 20h).

 

Verifique a classificação indicativa e orientações de cada espetáculo.
Confira também descontos especiais para colaboradores de empresas apoiadoras, clubes de desconto e associações.

About The Author