Até mesmo os mais árduos fãs podem concordar que a Marvel, mais especificamente o seu universo cinematográfico (MCU), não tem mais a mesma força de seu auge. Entre 2018 e 2019, com os lançamentos de Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, que marcaram o encerramento da Saga do Infinito, a franquia atingiu um pico de popularidade que a produtora está com muita dificuldade em recuperar com os mais recentes filmes e séries.
Para cada bom filme como Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Guardiões da Galáxia Vol. 3, temos tantos outros medíocres como Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, Thor: Amor e Trovão e As Marvels. O mesmo vale para as séries originais do Disney +, que contaram mais erros (Mulher Hulk, Gavião Arqueiro e Ms. Marvel) do que acertos (WandaVision e Loki). É notável a falta de interesse por parte de fãs e público com o excesso de produções e a queda de qualidade das obras.
Percebendo a drástica queda, tanto em críticas quanto em bilheterias, a Marvel está reformulando sua estratégia para o futuro. Como o próprio CEO da Disney, Bob Iger, afirma: “[O MCU] vai se concentrar em algumas de suas franquias mais fortes daqui para frente”, com produções garantidas de atrair atenção do público e reconquistar o sucesso. Confira a seguir uma lista com futuras produções da editora para 2024 e além:
Deadpool & Wolverine (25 de Julho)
Sendo o único lançamento da Marvel Studios nos cinemas em 2024, este filme marcará não só o encerramento da trilogia Deadpool, como a chegada do Mercenário Tagarela e dos X-Men ao MCU. Pelo que vimos nos trailers, Wade será recrutado pela TVA (apresentada em Loki) em uma missão para salvar o multiverso ao lado do Wolverine de Hugh Jackman, que finalmente usará o icônico traje amarelo e azul.
Além do retorno do Logan de Jackman, a dupla também receberá apoio de versões paralelas do protagonista, incluindo Babypool, Kidpool, Headpool e Dogpool, revelados em trailers e imagens promocionais do filme. Já o papel de antagonista, fica com a atriz Emma Corrin, que irá interpretar Cassandra Nova, a irmã do professor Xavier.
Com direção de Shawn Levy, que já trabalhou com Ryan Reynolds em Free Guy (2021) e O Projeto Adam (2022), o longa promete trazer diversas homenagens do universo mutante para telas sem esquecer do tradicional estilo Deadpool: cheio de palavrões, violência e quebras de quarta parede.
Agatha (Primavera de 2024)
Após o sucesso da personagem na série WandaVision (2021), Agatha Harkness ganhará sua própria série no Disney +. Este derivado contará com o retorno da atriz Kathryn Hahn no papel da bruxa e será escrita e produzida por Jac Schaeffer, um dos principais roteiristas de WandaVision.
O elenco também conta com Patti LuPone, Aubrey Plaza, Sasheer Zamata, Joe Locke, Miles Gutierrez-Riley, Debra Jo Rupp e Emma Caulfield Ford. Apesar de não ter uma data definida, é esperado que a série chegue ao serviço de streaming na primavera deste ano, ou seja, entre os meses de setembro e novembro.
Homem-Aranha: Amigão da Vizinhança (2024)
Originalmente anunciada como Spider-man: Freshman Year (Homem-Aranha: Ano de Calouro, em tradução livre) esta série animada abordaria a origem do Homem-Aranha de Tom Holland antes de conhecer Tony Stark durante os eventos de Capitão América: Guerra Civil (2016). Entretanto, após mudanças criativas, a animação optou por seguir outro caminho, contando uma história original do Cabeça de Teia e tendo seu título rebatizado.
Até o momento desta reportagem, nenhum trailer ou prévia animada foi publicamente divulgada, apenas imagens e artes conceituais dos personagens. Pelas imagens, é possível notar forte inspiração no visual das HQs iniciais do personagem, feitas por Stan Lee e Steve Ditko (Amazing Fantasy 15, The Amazing Spider-Man 1-38), além dos primeiros vislumbres do herói e seus trajes, os colegas de escola, a introdução de Norman Osborn como um possível mentor do jovem Peter e a galeria de vilões, incluindo Doutor Octopus, Camaleão, Escorpião e outros.
Também foi confirmado a aparição de outros heróis da Marvel como Doutor Estranho (também criado por Ditko) e Demolidor, com Charlie Cox reprisando o papel do Homem Sem Medo na animação. A série deve chegar ao Disney + em algum momento de 2024 e uma segunda temporada já está atualmente em produção.
Capitão América: Admirável Mundo Novo (13 de Fevereiro de 2025)
Continuando os eventos da série Falcão e o Soldado Invernal (2021), esta será a primeira aparição nos cinemas de Sam Wilson como o novo Capitão América. Na história, veremos o personagem tendo que lidar com os desafios e expectativas de assumir o manto de Steve Rogers e lidar com a ascensão do general Thunderbolt Ross (agora interpretado por Harrison Ford após a morte de William Hurt) como o novo presidente dos Estados Unidos.
Originalmente, o filme seria lançado no inverno de 2024, porém a recepção negativa em exibições de teste fez com que Marvel Studios optasse por adiar o lançamento e realizar uma série de refilmagens durante o ano para que o filme, especialmente suas cenas de ação, estivessem no mesmo nível de qualidade dos longas anteriores.
Vale mencionar também uma das consequências geradas pelo adiamento, envolvendo uma ação promocional com o MCDonald’s. Como o longa estava agendado para a metade deste ano, a linha de brinquedos do filme já havia sido encomendada para o mês de maio como brinde nos lanches. No momento em que esta reportagem foi escrita, a promoção ainda está acontecendo, revelando os primeiros visuais do novo traje do Capitão América, o novo Falcão de Joaquím Torres e até mesmo o Hulk Vermelho.
Thunderbolts (1º de Maio de 2025)
Servindo como a resposta da Marvel ao Esquadrão Suicida da DC, os Thunderbolts são uma equipe tradicionalmente formada por vilões e anti-heróis que realizam missões especiais para o governo americano. Nos quadrinhos, personagens como Barão Zemo, Justiceiro, Elektra, Deadpool, Hulk Vermelho, Mercenário, Treinador, Motoqueiro Fantasma e Agente Venom já integraram as mais diferentes versões do time.
Já no MCU, o time será formado por Yelena Belova (Florence Pugh), Guardião Vermelho (David Harbour), Soldado Invernal (Sebastian Stan), Fantasma (Hannah John-Kamen), Agente Americano (Wyatt Russell) e Treinadora (Olga Kurylenko). A personagem Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) também retorna, concluindo a história de recrutamento da equipe iniciada em Falcão e o Soldado Invernal e Viúva Negra (2021). É esperado que alguma menção à equipe seja feita no filme do Capitão América, já que o personagem do general Ross tem ligação direta com os Thunderbolts.
Quarteto Fantástico (24 de Julho de 2025)
Em comemoração ao Dia dos Namorados americano (Valentine’s Day), a Marvel revelou o primeiro pôster e elenco do reboot de Quarteto Fantástico. Pedro Pascal interpretará Reed Richards/Senhor Fantástico, Vanessa Kirby será Sue Storm/Mulher Invisível, Joseph Quinn dará vida a Johnny Storm/ Tocha Humana e Ebon Moss-Bachrach será Ben Grimm/Coisa.
Além de revelar os atores que darão vida a Primeira Família da Marvel, o estilo artístico do poster e logo aparentam ter confirmado a teoria de muitos fãs que o filme será ambientado nos anos 60, o que traria um grande frescor e identidade própria, quando comparado às versões anteriores do Quarteto no cinema e demais produções da Marvel.
A direção do filme fica por conta de Matt Shakman, diretor de WandaVision, e ainda contará em seu elenco com a atriz Julia Garner interpretando uma versão feminina do Surfista Prateado. A escalação da atriz reforça rumores de que esta formação do Quarteto será de um universo alternativo, não do universo principal do MCU. Espera-se uma grande participação da equipe nos filmes futuros, especialmente Guerras Secretas, que iremos mencionar mais a frente.
Blade (6 de Novembro de 2025)
Esta deve ser, com folga, a produção mais problemática de toda a lista. Um reboot do caçador de vampiros foi anunciado em 2019 com o ator vencedor do Oscar, Mahershala Ali, dando vida ao personagem. Com previsão de iniciar as filmagens em novembro de 2022, o diretor original, Bassam Tariq, abandonou a produção em setembro do mesmo ano. Não bastasse essa perda tão grande da equipe, o roteiro do filme passou por inúmeras revisões e reescritas, atrasando ainda mais a produção.
A situação estava ficando tão crítica que, segundo rumores, Ali quase desistiu do papel devido aos problemas de produção e falta de visão criativa. A previsão inicial de lançamento era 2 de Novembro de 2023, mas a produção foi adiada duas vezes até a data atual.
Com direção de Yann Demange e roteiro de Stacy Osei-Kuffour, Blade será o segundo filme da Marvel Studios com uma classificação para maiores de idade.
Demolidor: Renascido (2025)
Em maio de 2022, foi anunciada uma nova série do personagem que traria novamente Charlie Cox e Vincent D’Onofrio aos papéis de Demolidor e Rei do Crime, servindo como um soft-reboot da série produzida pela Netflix, série esta que é muito elogiada e querida pelos fãs.
Entretanto, por acreditarem que a série não estava no mesmo nível de qualidade das temporadas anteriores, uma revisão criativa completa foi feita na série. Os roteiristas e produtores Matt Corman e Chris Ord deixaram a série no meio da produção, com Dario Scardapane, que já trabalhou em Justiceiro (2017-2019), assumindo como o novo showrunner da série.
Agora, a produção servirá como uma continuação direta dos eventos da terceira temporada e também contará com o retorno de Deborah Ann Woll como Karen Page, Elden Henson como Foggy Nelson e John Bernthal como Justiceiro, que já foi visto usando a icônica caveira ao lado do Demolidor em fotos de bastidores. Essas fotos de bastidores também revelaram alguns detalhes interessantes sobre a direção que a história vai tomar, com uma adaptação do recente arco das HQs, Reinado do Demônio.
Na história, Wilson Fisk se torna prefeito de Nova York e utiliza sua influência de político e Rei do Crime para criar uma força-tarefa anti-vigilantes e caçar os heróis. Fotos dos bastidores mostram a insígnia do grupo em uniformes e veículos, indicando os problemas que o Demolidor e outros heróis urbanos da Marvel terão de enfrentar. A série ainda não tem uma data definida, apenas uma previsão de chegada ao Disney + em 2025.
Homem-Aranha 4 (Sem data de estreia)
Após o final de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, os fãs do Cabeça de Teia estão muito curiosos para saber o novo rumo que o Peter Parker de Tom Holland irá assumir nas telas. Entretanto, informações oficiais sobre o quarto longa ainda são escassas. Atualmente em pré-produção, foi confirmado que Tom Holland está fortemente envolvido na produção, Zendaya também reprisará seu papel e Jon Watts deixará o cargo de direção.
Até o momento, não há nenhum diretor confirmado para encabeçar o projeto, mas rumores apontavam que a Sony e a Marvel teriam oferecido o cargo para Justin Lin, conhecido pelo seu extenso trabalho na franquia Velozes e Furiosos, e Sam Raimi, diretor da trilogia Homem-Aranha de Tobey Maguire e do recente Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022).
Detalhes da história do quarto filme ainda são desconhecidos, mas segundo informações divulgadas pelo insider Daniel Richtman, a Sony e a Marvel estavam em um impasse quanto ao direcionamento do longa, o que explicaria tanta a demora na produção. A Sony gostaria de repetir o sucesso do filme anterior, trazendo novamente Tobey Maguire e Andrew Garfield em uma aventura pelo multiverso, enquanto a Marvel Studios opta por fazer uma trama mais “pé no chão” e “urbana”, centrada no personagem em Nova York.
Porém, segundo outro insider conhecido de Hollywood, Daniel RPK, a Marvel Studios teria supostamente vencido a disputa e que o filme de fato será uma aventura urbana, o que se for verdade, deixará muitos fãs felizes.
Homem-Aranha: Além do Aranhaverso (Sem data de estreia)
Apesar de tecnicamente não ser um filme do MCU ou produzido pela Marvel Studios, é inegável o sucesso e impacto que os longas animados de Miles Morales tiveram. Seja na popularização do personagem e outras versões alternativas do Aranha ou como suas técnicas de animação revolucionaram e influenciaram produções de diversos estúdios nos últimos anos, os filmes do Aranhaverso são extremamente populares entre o público e a crítica.
Não à toa milhões de fãs estão esperando ansiosamente a conclusão da história de Miles Morales em Homem-Aranha: Além do Aranhaverso, ainda mais com o final em gancho do segundo filme. Apesar de toda a empolgação, teremos que ser pacientes, já que até o momento não há nenhuma confirmação de data ou janela de lançamento do filme.
Oficialmente, sabemos que o trio de diretores de Através do Aranhaverso (2023), Joaquim dos Santos, Kemp Powers e Justin K. Thompson retornam na direção, bem como a dupla Phil Lord e Chris Miller, roteiristas e produtores executivos dos filmes anteriores.
Vingadores: A Dinastia Kang (30 de Abril de 2026)
Assim como Thanos exerceu o papel de antagonista principal da Saga do Infinito (2008-2019), Kang, o Conquistador seria a aposta do estúdio para ser o grande vilão da Saga do Multiverso. Entretanto, o ator Jonathan Majors foi condenado em dezembro de 2023 por assédio e agressão contra sua ex-namorada, fazendo com que a Marvel o demitisse.
O estúdio se vê agora em uma verdadeira encruzilhada com o rumo da história, entre manter Kang como antagonista central o escalando novamente para o personagem ou substituí-lo completamente por outro vilão. Rumores sugerem que o Doutor Destino – arqui-inimigo do Quarteto Fantástico – seria o substituto caso seja escolhida a segunda opção.
Existe muita incerteza e especulação sobre o filme, com as únicas informações concretas sendo as saídas do diretor e roteirista originais do filme, Destin Daniel Cretton (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) e Jeff Loveness (Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania), respectivamente, e a contratação de Michael Waldron (Loki e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura) para escrever o roteiro do quinto e sexto filme dos Vingadores. Até o momento, o filme ainda não possui um novo diretor.
Vingadores: Guerras Secretas (6 de Maio de 2027)
E fechando a lista com o filme que irá encerrar a Saga Multiverso, sabemos tantas informações concretas sobre Guerras Secretas quanto de Dinastia Kang. O roteirista Michael Waldron ficará responsável por escrever o longa que ainda não possui um diretor definido.
Baseado no quadrinho de mesmo nome, Guerras Secretas aborda a temática das incursões – colisão de universos entre si – com múltiplas realidades e variantes do heróis Marvel convergindo para o Mundo de Batalha, uma realidade feita a partir de pedaços de diferentes universos.
Como já é tradição, o MCU não adapta fielmente as sagas dos quadrinhos, apenas se baseando na premissa das HQs para desenvolver o filme. Resta saber como será este grande desfecho, as participações de outros heróis do multiverso e se, assim como na HQ, a história irá concluir com uma espécie de reset do universo Marvel, o que corrobora com rumores que indicam que esse reset irá acontecer com o MCU ao final de Vingadores: Guerras Secretas.