“Mário de Andrade o Turista Aprendiz”, a junção do teatro com o cinema

Em 1976, foram lançadas com o título de “O Turista Aprendiz”, as anotações feitas por Mário de Andrade durante a viagem realizada pelo Rio Amazonas, numa travessia que antecedeu a publicação de sua obra mais consagrada, o livro “Macunaíma” de 1928. Este longa nacional, inspirado nessas anotações de Mário, participou da seção de “exibições especiais”, espaço esse reservado para filmes brasileiros e internacionais que mescla temas, grandes nomes e filmes nacionais deste ultimo ano.

Com um baixíssimo orçamento de 650 mil reais, o que é pouco comparado a diversos outros filmes que existem, e com apenas 16 dias de gravação em um estúdio no Rio de Janeiro, o diretor  do filme “Mário de Andrade o Turista Aprendiz” fez milagre. O que produções maiores levam meses ou até anos para realizar, tendo de migrar de região em região para obter curtas cenas em cenários específicos, este filme o faz em apenas alguns metros quadrados e um fundo verde.

De uma maneira bem escrachada o recorte em um fundo verde é bem visível. De primeiro momento confesso que me assustei com o que vi, acreditei que seria um filme que tentava parecer real. Mas após um tempo percebi que essa não era a ideia do diretor, o que fez com que eu me interessasse ainda mais.

Em um bate papo com Murillo Salles, diretor do filme, o mesmo diz ser proposital a escolha da utilização de um fundo verde aparente, junto de outros cenários como a floresta, que eram panos brancos do teto ao chão, ou até mesmo a moça da aldeia alimentando os bois com capim, bois esses pertencentes a um vídeo projetado em uma parede branca.

“A utilização deste tipo de gravação é uma escolha autoral, eu sempre gostei muito do grande teatro, e eu que sou muito do cinema sempre quis fazer um filme com revência ao teatro” diz o diretor.

Esse filme, traz ao presente acontecimentos passados. Nos faz olhar para história e não ver só algo que passou, mas sim um acontecimento que se renova a cada dia. Nele acompanhamos os pensamentos de um paulista no século XX tentando entender o que era o brasil, o que era ser brasileiro, além de diversas outras criticas como a desigualdade que existia na época e existe até os dias de hoje. Um filme baseado em um livr0 antigo, mas super atual.

About The Author