Manas: longa será representante do Brasil no Prêmio Goya

Foi confirmado na última terça-feira (23) que Manas, novo filme dirigido por Marianna Brennand, será o longa indicado para representar o país na categoria de Melhor Filme Ibero-Americano na 40ª edição do Prêmio Goya, evento popularmente conhecido como “Oscar espanhol”. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema.

A decisão chama atenção, pois, poucos dias antes, a Academia havia votado em O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, como representante do Brasil na disputa pelo Oscar 2026. Ainda assim, vale lembrar que Manas figurava entre os finalistas na seleção para a vaga e agora terá a oportunidade de representar o país em outra importante premiação do cinema mundial.

A cerimônia da 40ª edição do Prêmio Goya está marcada para fevereiro de 2026, em Barcelona.

Em Manas, acompanhamos a história de Marcielle, uma garota de 13 anos que vive com a família em uma comunidade ribeirinha no Pará. A menina sofre com a perda da irmã mais velha, Claudinha, que se mudou para longe após se envolver com um homem que circulava pela bacia hidrográfica da região. Marcielle, agora mais madura, passa a ver suas idealizações sob outra perspectiva.

O elenco conta com Jamili Correa, Fátima Macedo, Rômulo Braga, Dira Paes, entre outros.

About The Author