Após três meses desde o início do projeto Leituras no Belvedere, uma iniciativa promovida pela Academia Paranaense de Letras, que acolheu acadêmicos em encontros com o público no Palácio Belvedere, acontecerá, em 9 de novembro, o último encontro da edição de 2024. A ocasião contará com a presença da vice-presidente da instituição, professora Marta Moraes da Costa, que apresentará leituras da poesia de Carlos Dala Stella, um artista multifacetado com uma vasta e atual produção. Dala Stella é escultor, ilustrador, cronista, fotógrafo, caricaturista, artista gráfico e poeta, tendo publicado seu primeiro livro de poemas, “O caçador de vaga-lumes”, em 1998. Entre suas obras recentes destacam-se os livros de poemas “A arte muda da fuga” (2018) e o livro de contos “Nas mãos de Benedita” (2019).
“Aqueles que comparecerem ao Belvedere neste sábado podem esperar uma apresentação minuciosa e analítica da obra poética e visual de um renomado multiartista contemporâneo. Para alguns, será um momento de descobertas; para outros, de confirmação, mas todos terão acesso a uma exposição clara, crítica e enriquecedora de textos de diferentes gêneros, onde a poesia é tanto ponto de partida quanto de chegada. Carlos Dala Stella imprime uma visão única da realidade externa e interna de um poeta. O contato com sua obra justificará plenamente sua participação neste projeto da APL. Quanto aos detalhes dessa exposição, apenas poderei mostrá-los durante as duas horas de conversa: quem se interessar, deve ir ao Belvedere para conferir”, convidou a professora Marta Moraes da Costa.
O evento será realizado no dia 9 de novembro, sábado, na sede da APL, no Palácio Belvedere, localizado na Praça João Cândido, das 10h às 12h. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia.
Leituras no Belvedere é incentivado pela Serra Verde Express, produzido pela Duplo Produções e realizado pela Academia Paranaense de Letras.
O Projeto:
O projeto Leituras no Belvedere, promovido pela Academia Paranaense de Letras, abriu as portas do Palácio Belvedere para que seus acadêmicos apresentassem obras de escritores e artistas influentes na cultura brasileira. Durante a edição, Paulo Vítola abordou a obra de Paulo Leminski; Adélia Maria Woellner trouxe a obra de Helena Kolody; Liana de Camargo Leão tratou sobre o teatro de William Shakespeare; Fernando Severo explorou as publicações e pesquisas historiográficas sobre o cinema paranaense; Etel Frota apresentou o cancioneiro feminino do Paraná; Nilson Monteiro discorreu sobre a obra de Domingos Pellegrini; Luci Collin compartilhou a obra de Valêncio Xavier, e, por fim, a professora Marta Moraes da Costa trará a poesia de Carlos Dala Stella.
“Para os oito palestrantes, todos acadêmicos da APL, a experiência foi enriquecedora e emocionante. Cada tema, escolhido com base em sua expertise, foi apresentado com seriedade, pesquisa e comprometimento. A forma particular de exposição de cada palestrante tornou o projeto diversificado e atrativo, oferecendo uma abordagem única e próxima do público”, destacou Marta, que também atuou como curadora do projeto.
O projeto também se expandiu para escolas municipais de Curitiba, promovendo uma aproximação da literatura paranaense com o público infantojuvenil. “Foi uma experiência enriquecedora, principalmente para nós da Academia. O contato com os estudantes trouxe frescor e energia às nossas mentes e corações, possibilitando uma convivência com jovens curiosos e participativos, desejosos de aprender. Os encontros foram cheios de emoção e promoveram um sentimento de colaboração e vínculo produtivo entre as escolas e a APL. Pretendemos repetir essa parceria sempre que possível”, acrescentou Marta Moraes da Costa.
A iniciativa, criada com o objetivo de aproximar a população da Academia Paranaense de Letras, atingiu seu propósito com sucesso, recebendo boa adesão do público. “A resposta positiva dos participantes nos motiva a pensar em uma nova edição, aproveitando a experiência acumulada neste primeiro ciclo. A Academia Paranaense de Letras apresentou-se de forma marcante ao público curitibano, revelando a competência de seus membros”, concluiu a professora Marta Moraes da Costa.
LEITURAS NO BELVEDERE
Horário: das 10h00 às 12h00
Onde: Palácio Belvedere – Praça João Cândido s/n, São Francisco – Curitiba/PR
Evento gratuito
Inscrições no link | https://forms.gle/nJW2QWLAoecFGrzk7
CAPACIDADE: 30 LUGARES POR ENCONTRO. SUJEITO A LOTAÇÃO
Informações: contato@duploproducoes.com e no Instagram da @academiaparanaensedeletras
09 NOV – Marta Morais da Costa
A poesia de Carlos Dala Stella
(Informações e imagem por Assessoria de Imprensa)