‘Lagartixa sem rabo’ revela o universo brutal da infância no palco

Baseado no livro de Dora de Assis, o espetáculo Lagartixa sem rabo estreia em 7 de agosto no Teatro Glaucio Gill, com direção de Gabriel Rochlin. A montagem retrata o amadurecimento de Lila, uma menina que lida com a culpa cortando rabos de lagartixas no quintal. O papel é vivido por Dora de Assis e Dora Freind, amigas de longa data.

A peça acompanha Lila da infância à adolescência, destacando suas inseguranças diante de temas como doença, puberdade, sexualidade e a inevitabilidade do crescimento. Situações cotidianas ganham contornos intensos e simbólicos sob a ótica infantil.

“O espetáculo fala de situações limite, das quais não temos retorno e somos obrigados a crescer, ir além do que já fomos até então”, afirma Dora de Assis. “Lagartixa sem rabo é sobre as marcas que as coisas deixam em nós e sobre as marcas que deixamos nas coisas. Os acontecimentos são sempre uma via de mão dupla”, completa.

Gabriel Rochlin destaca a intensidade das emoções infantis “Quando somos crianças, as sensações ganham outra dimensão. Tudo é muito e hiperbólico. Nosso entendimento ainda está sendo moldado. O medo se torna uma grande dor, do tamanho que a gente dá, como se tudo fosse uma questão de vida ou morte”

A narrativa também aborda a experiência feminina. “Devido ao patriarcado, as mulheres são socializadas de uma determinada maneira em que a culpa sempre as acompanha. E na pré-adolescência, tudo parece imenso enquanto nos sentimos minúsculas”, analisa Dora Freind.

Dora de Assis começou a escrever o texto há quatro anos com o objetivo de levá-lo aos palcos. Para isso, convidou Dora Freind. “Nós sempre somos confundidas uma com a outra. Além do mesmo nome e da voz parecida, levemente rouca, estudamos na mesma escola, fizemos teatro no mesmo lugar e trabalhamos juntas no teatro inúmeras vezes”, revela Dora de Assis.

O cenário e figurino, assinados por Julia Morais, usam a linha de crochê como metáfora visual. “A linha conversa o tempo todo com a dramaturgia, cenário e figurino. Tem a manualidade, a linha que une, o fim da linha, o corte do fio e do rabo de lagartixa”.

FICHA TÉCNICA:

 

Dramaturgia e texto original: Dora de Assis

Elenco: Dora de Assis e Dora Freind

Direção: Gabriel Rochlin

Assistente de direção: Julia Morais

Produção: Ellen Miranda e Laura Picorelli

Assistência de produção: Lara Oliveira

Figurino: Julia Morais

Luz: Clarice Sauma

Trilha Sonora: Frederico Santiago

Arte: Luiza Vaz

 

SERVIÇO:

Espetáculo: “Lagartixa sem rabo”

Temporada: de 7 a 29 de agosto de 2025

Apresentações: quintas e sextas, às 20h

Local: Teatro Glaucio Gill – Praça Cardeal Arcoverde, s/nº – Copacabana

Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$30 (meia).

Bilheteria: de seg. a sex., a partir das 16h | sáb. e dom., a partir das 15h

Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 60 min.

Via Assessoria de Imprensa

Foto de capa: Reprodução Julia Morais

About The Author