Incrível! Júlio Cesar fatura o ouro e bate recorde

30/08/2024: É apenas o segundo dia dos Jogos Paralímpicos e o Brasil já conquistou mais um ouro, desta vez no atletismo. Júlio Cesar foi campeão dos 5000m da classe T11 e de quebra bateu o recorde mundial com 14min48s85. Yeltsin Jacques garantiu a dobradinha brasileira no pódio ao faturar o bronze.

Siga o Instagram do atleta: @correjuliao

Natural de Diadema, na Grande São Paulo, Júlio Cesar se emocionou ao comentar sua conquista:

— Para mim, é uma emoção muito grande. Isso mostra o poder que a gente que saiu da periferia tem. Quando comecei a correr, só tinha um campinho de futebol e a minha determinação. Com muita força de vontade cheguei aqui. Não tive ajuda nenhuma da minha cidade, da minha prefeitura. Espero que agora eles arrumem aquele campinho e apoiem os moradores. De lá podem sair mais promessas. Não quero repercussão para mim, e sim fazer a diferença para o meu bairro e para a sociedade. É muito importante ter o esporte na nossa cidade, no nosso bairro. Que essa medalha seja para aquelas crianças, que elas tenham um futuro brilhante. É possível sofrer com tantas dificuldades na vida e ser campeão paralímpico. Isso mostra o quanto o periférico sabe que sua hora vai chegar — disse Júlio ao canal SporTV.

Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

Biografia

Quando tinha apenas sete anos de idade, Júlio Cesar foi diagnosticado com ceratocone, uma doença degenerativa da córnea. Por meio dos treinadores do Centro Olímpico, migrou do atletismo convencional para o paradesporto.

 

Outras conquistas

– Ouro nos 1.500m e prata nos 5.000m no Mundial de Kobe 2024

– Ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000m nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; 

– Prata nos 5.000m no Mundial Paris 2023; 

– Ouro nos 1.500m no Mundial Dubai 2019.

 

Leia mais: Saiba quais são as principais chances de medalhas do Brasil nas Paralimpíadas 2024 – O Folhetim Cultural

About The Author