No sábado, dia 9, a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (FMLOA) das 10h30 às 13h30 em São Paulo irá realizar mais um encontro da sua tradicional Série Literária. A edição deste mês será a terceira da temporada de 2025. Ela será dedicada ao escritor curitibano Dalton Trevisan e as afinidades poéticas entre sua obra e do francês Stéphane Mallarmé. A palestra será conduzida pelos professores e pesquisadores Caetano Galindo e Sandra Stroparo.
Embora vindos de contextos distintos, os dois autores compartilham características como precisão formal, musicalidade e uma abordagem sofisticada da sexualidade na literatura. “Os dois encontraram maneiras densas e complexas de lidar com a sexualidade como material literário e humano”, afirma Galindo, que também é tradutor e estudioso da obra de James Joyce.
O evento terá a curadoria da professora Liana Leão, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que destaca o diálogo literário proposto entre os especialistas. “Foi concebido para lançar luz sobre afinidades sutis, profundas e veladas entre dois autores aparentemente distantes, mas que convergem em forma e erotismo”, explica.
Um dos principais pontos da palestra será a análise do poema “L’après-midi d’un faune”, de Mallarmé, texto fundamental para a modernidade , e sua releitura indireta na obra de Trevisan. Segundo Stroparo, há uma “leitura modificada e pervertida” do poema em um conto do autor brasileiro, que subverte os versos originais e a própria voz masculina presente no texto francês.
Tradição literária na fundação
Desde de 2021 a Série Literária da FMLOA vem promovendo debates e discussões sobre grandes nomes da literatura nacional e internacional como Camões, Leminski, Shakespeare, Machado de Assis, Cora Coralina e Adélia Prado. O projeto já contou com palestrantes como Silviano Santiago, José Luís Peixoto, Aline Bei, Eliana Alves Cruz e muitos outros. Além disso foram realizados diversos eventos com literaturas africanas, irlandesas e russas proporcionando um mergulho em produções literárias dos mais diversos autores ao redor do mundo.
Outras ações da fundação
Além da Série Literária a Fundação irá trazer outras duas exposições em cartaz:
“D. Pedro II, 200 anos – O homem revisto por documentos inéditos”, com curadoria de Paulo Rezzutti e Cláudia Thomé Witte, apresenta diários e materiais raros do imperador, evidenciando sua visão pessoal sobre o Brasil.
“Otavio Augusto Teixeira Mendes – Patrimônio do Paisagismo Brasileiro”, em parceria com o Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, exibe os desenhos originais de projetos como o Parque Ibirapuera. Haverá visitas guiadas com a curadora Cássia Mariano nos dias 3 de agosto (domingo) e 6 de setembro (sábado), às 11h.
Os ingressos estarão à venda pelo Sympla. Para mais informações acesse o site https://www.fundacaooscaramericano.org.br/
Via Assessoria de Imprensa